A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA
Por: geosiane • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 838 Palavras (4 Páginas) • 260 Visualizações
9. A IMPORTANCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA
Na vida das empresas, ou das pessoas, decisões complexas exigem a busca de informações, pois normalmente, o cenário a frente é desconhecido ou, pelo menos, um pouco sombrio e nebuloso. As empresas devem, entre outras coisas, buscar a elaboração de um sistema de informações, de forma que problemas complexos possam ser previstos antecipadamente que juntamente com técnicas de negócios modernas, como inovação, determinar o sucesso do gestor e do seu negócio. Um sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização, também auxiliam gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.
O sistema de informação pode ser um diferencial competitivo se bem gerido no sentido de dar suporte a gestão empresarial, que o levará a ter contato com todas as áreas da empresa, pois as diversas partes da empresa estão em constante interação, fornecendo e recebendo dados e informações e, assim interpretam e apresentam um mesmo fato de forma iguais em seus subsistemas. Os principais benefícios criados pelo sistema de informação são na melhoria no acesso as informações e na tomada de decisões, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço. Melhoria no fornecimento de melhores projeções e simulações dos efeitos das decisões. Melhoria na estrutura organizacional, facilitando o fluxo de informações, reduzindo assim as atividades burocráticas. Melhoria no atendimento a clientes e fornecedores.
As empresas utilizam o sistema de informação para solucionar problemas e superar desafios, como exelência operacional afim de conseguir maior lucratividade. Relacionamento mais estrito com clientes e fornecedores aumentando as receitas e o lucro; fornecedores poderão fornecer mais insumos vitais que levará a redução de custos. Melhor tomada de decisão, onde os gestores fazem uso de dados em tempo real, oriundo do próprio mercado. Novos produtos e serviços para obter lucro através da inovação. A vantagem competitiva faz com que a empresa se mantém líder no mercado gastando menos para obter produtos superiores e respondendo a clientes e fornecedores em tempo real, aumentará as vendas e os lucros até um nível que os concorrentes não conseguirão igualar e assim a empresa através do sistema de informação grantirá a sua sobrevivência no mercado.
10. A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
A contabilidade gerencial tem por base, utilizar-se de dados obtidos pela operação geral da empresa, para a criação de parâmetros que auxiliam nas tomadas de decisões dos gestores. Está diretamente ligada ao setor de controladoria que é o departamento que filtra e pontencializa o potencial de seus gestores na tomada de decisões.
Enquanto a contabilidade financeira está voltada no atendimento de informações e nessecidades de usuários externos (bancos, acionistas, governo etc.), a contabilidade gerencial volta toda sua atenção as informações geradas aos usuários internos a organização (sócios, administradores, gerentes etc.), ou seja, relaciona-se ao fornecimento de informações aos administradores da empresa e responsáveis pela direção e controle das diversas operações. Quando os pontos positivos e negativos das influencias externas e internas são identificados e controlados, a organização forma o planejamento a ser trabalhado ao longo dos processos.
...