A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES
Por: danilocopede • 19/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.679 Palavras (11 Páginas) • 470 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Santo André
2017
DANILO JOSE DA SILVA[pic 6]
RA: 8409106922
[pic 7]
QUAL A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DAS ORGANIZAÇÕES?[a]
Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Centro Universitário Anhanguera de Santo André.
Orientador: Victorio Aiello Junior
Santo André
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO[b]
A auditoria interna é uma ferramenta de gestão e também de controle dos riscos dentro das organizações, com grande importância para definir os caminhos necessários para uma vida saudável dentro das organizações.
É muito importante que as organizações se preocupem em adequar uma área para a auditoria interna, hoje com a atuação moderna a auditoria funciona muito alem de como alguém que verifica os controles ou aplicações de procedimentos, com principal objetivo de desenvolver um plano de ação para auxiliar a organização e alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada.
Ultimamente a auditoria vem ganhando maior espaço e importância devido a grande crise que vem afetando o Brasil e o mundo nos últimos tempos, para minimizar as perdas e maximizar os ganhos.
1.1 O Problema[c]
Como realizar uma auditoria interna dentro da organização cumprindo aplicações e procedimentos conforme recomendações.
- OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral [d]ou Primário
O objetivo geral desta pesquisa é descrever a importância da auditoria interna no processo das organizações.
Objetivos Específicos ou Secundários
- Definir a auditoria interna;
- Analisar como é feito o processo decisório nas organizações;
- Demonstrar a importância da auditoria no processo decisório das organizações.
3 JUSTIFICATIVA[e]
Faz parte das organizações exigir que os setores façam parte de um integrado sistema, unindo forças para alcançar melhores resultados, tornando real a existência de um setor sempre alerta para possíveis falhas e melhorias.
Cada vez mais administradores qualificados pelos seus setores, com tempo disponível ou mesmo com técnicas para verificar o que se passa dentro das organizações, com seus colaboradores ou procedimentos sob sua supervisão, trabalhando cada vez mais integrados para resultados mais enxutos e eficazes, é neste contexto que a função auditoria, suportada por auditores internos revela de extrema importância agindo como um órgão de consultoria e assessoria permanente, atento às novas tendências do mercado, procurando participar de forma significativa no desenvolvimento de todas as estratégias de ação proporcionando melhores resultados às organizações.
A auditoria interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos com eficiência, adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor, reduzir custos e melhorar significativamente as operações e resultados na organização.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[f]
“O objetivo geral da Auditoria Interna é avaliar e prestar ajuda a alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas”, (Prof. Ibraim Lisboa). Com a auditoria interna surge a necessidade de maior ênfase no acompanhamento dos controles e procedimentos internos de uma empresa, atrelado normalmente ao crescimento da organização.
Diante disso Crepaldi (2002, p.41) enfatiza que:
A auditoria interna é uma atividade de avaliação independente dentro da empresa, que se destina a revisar as operações, como um serviço prestado à administração. Constitui um controle gerencial que funciona por meio da análise e avaliação da eficiência de outros controles.
Os profissionais de auditoria interna fazem o devido levantamento de informações de maneira sistemática, avaliando transações, rotinas e demonstrações da organização.
Segundo Crepaldi (2002, p.134) enfatiza que:
Assim é indispensável que o auditor proceda ao exame em extensão e profundidade necessárias, para certificar-se de que as demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com os 10 princípios fundamentais de contabilidade.
Atualmente na aplicação dos princípios contábeis, existem situações concretas e a essências das transações devem prevalecer seus principais aspectos os princípios mais usados hoje são: Prudência, Competência, Registro Valor Geral, Oportunidade, Continuidade e Entidade.
Segundo Erlon, (2008, p. 12) enfatiza que:
A contabilidade utiliza a Auditoria Interna com o objetivo de avaliar e comunicar se os sistemas gerenciais da empresa estão sendo utilizados com eficiência, bem como verificar se os dados contábeis representam efetivamente a situação econômica e financeira da empresa. Justifica-se, este trabalho, pela contribuição tanto para o meio acadêmico no que diz respeito ao enriquecimento do conhecimento, como, principalmente, para os empresários no que se refere às deficiências que podem ser encontradas no processo de gestão e nos sistemas de Controles Internos através da Auditoria Interna. Dentro deste contexto, deve-se ressaltar a importância da Auditoria Interna na prevenção, identificação, correção de irregularidades dentro das organizações.
...