A Importância da Auditória Interna nas Entidades Públicas. Estudo de Caso
Por: Stélio Arquimedes • 3/4/2022 • Projeto de pesquisa • 3.302 Palavras (14 Páginas) • 197 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR POLITECNICO DE GAZA
Georgina Dionísio Massunda
Importância da Auditória Interna nas Entidades Públicas. Estudo de caso: Direcção de Economia e Finanças da Cidade de Maputo
Lionde
2020
Georgina Dionísio Massunda
Importância da Auditória Interna nas Entidades Públicas. Estudo de caso: Direcção de Economia e Finanças da Cidade de Maputo
Lionde
2020
Índice
1. Introdução 1
1.1. Problema 2
1.2. Justificativa 3
1.2.1. No âmbito Social e Económico 3
1.2.2. No âmbito Académico 3
1.3. Objectivos 4
1.3.1. Objectivo Geral 4
1.3.2. Objectivos Específicos 4
2. Referencial teórico 5
2.1. Auditória Interna nas Organizações 5
2.2. Auditória no sector público 6
2.3. Importância da auditoria interna nas em entidades públicas 7
3. Metodologia 10
3.1. População de estudo e amostra 10
3.2. Instrumento e técnicas de recolha de dados 10
3.3. Tratamento e processamento dos dados 10
4. Resultados esperados 12
5. Recursos necessários 13
6. Cronograma das actividades 14
7. Bibliografias 15
Índice de tabelas
Tabela 1 Recursos materiais 13
Tabela 2 Cronograma de actividades 14
1. Introdução
De acordo com Franco (1996, p. 19) “desde o seu aparecimento, a contabilidade tornou-se um conjunto ordenado de conhecimentos, com objectivos e finalidades definidas, tem sido considerada como uma arte, como técnica ou como ciência de acordo com a orientação seguida.” A contabilidade é bem antiga, cada vez mais vem se ampliando para melhor atender as expectativas das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.
Com o avanço económico-financeiro e o aparecimento das grandes empresas em vários países, fez-se necessária a auditoria. A auditoria é considerada um ramo da contabilidade, uma técnica contábil que averigua a exactidão dos registros e demonstrações contábeis e tudo relacionado com o controle do património da empresa (Guimarães, Rubio e Silva, 2010).
Segundo ATiie, 1992, a auditoria pode ser classificada em: Auditoria Externa e Auditoria Interna.
A auditoria externa não possui vínculos empregatícios com a empresa, já o auditor interno é um funcionário da empresa e, não deverá estar subordinado às pessoas cujos trabalhos examinam, deverá ser independente e prestar informações somente aos gestores que o destinaram ao trabalho.
Segundo Pradas et al. (1999, citado por Costa, 2008, p. 20) no Sector Privado verifica-se uma evolução das funções da auditoria interna de uma mera verificação de saldos e detecção de erros e fraudes, para objectivos mais ambiciosos, como manter um controlo interno eficaz, conseguir um bom funcionamento da organização, dos seus sistemas operativos e uma adequada utilização dos seus recursos, assegurar o cumprimento das políticas, normas e instrumentos.
Assim como no sector privado, a auditoria interna é também necessário para o sector público ou ainda mais já que o seu trabalho incide sobre a coisa pública.
Para Marçal e Marques (2011, p.70 a 71) a auditoria interna desempenha uma importante função de apoio às suas decisões de gestão uma vez que o sector público tem por objectivo a maximização da economia, eficiência e eficácia. Neste contexto, pretendemos desenvolver o tema: Importância da Auditória Interna nas Entidades Públicas, com vista a um estudo de caso sobre a Direcção de Economia e Finanças da Cidade de Maputo, com objectivo de verificar se à aplicação dos procedimentos e práticas de auditória geralmente aceite são observados no desempenhar desta função neste ente público.
1.1. Problema
A Auditoria é o processo de avaliação do desemprenho real, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização então sendo usados eficientemente e se os objectivos operacionais estão sendo alcançados, tendo também como objectivo auxiliar todos os membros da gestão da empresa a desempenhar-se eficientemente de suas funções e responsabilidades fornecendo-lhes análises, apreciações, recomendações e comentários pertinentes e objectivos sobre as actividades examinadas. Portanto, a Auditoria é de grande importância para as empresas, seja ela de sector privado, ou do sector publico.
Os principais problemas que atingem as instituições públicas e privadas são os desvios, erros e fraudes, quem são denominados de corrupção, procedimento este que está relacionado com a falta de controlo adequado sobre um determinado processo, implicando em um conjunto de actos que provocam a utilização indevida do processo e dos recursos pertencentes às entidades, seja para benefício próprio ou de terceiros (Araujo, Borgues, Doutra e Silva, 2004).
A Auditoria não atua na busca de irregularidades - como acontece com as modalidades de auditoria de conformidade e legalidade (visa examinar a conformidade e a legalidade das acções e dos actos de gestão dos responsáveis pela administração em relação aos aspectos: contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial). Seu objectivo geral é de assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades,
...