A Importância da auditoria interna na gestão administrativa nas instituições financeiras e como ela pode identificar e evitar fraudes e possíveis erros
Por: ju0310 • 22/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 766 Palavras (4 Páginas) • 393 Visualizações
UNESPAR – CAMPUS PARANAVAI
AUDITORIA INTERNA NAS INSTITUIÇÕES FINENCEIRA
PARANAVAÍ, 2015.
TEMA
Qual é a importância da auditoria interna na gestão administrativa nas instituições financeiras e como ela pode indentificar e evitar fraudes e possíveis erros.
OBJETIVOS
Objetivo geral
- Analisar como as Instituições Financeiras utilizam a auditoria interna.
Objetivos específicos
- Analisar qual a importância da auditoria interna para as Instituições Financeiras;
- Descrever como a auditoria interna pode ajudar na gestão administrativa das Instituições Financeiras;
- Apontar como a auditoria interna ajuda no combate de fraudes e identificação de erros.
JUSTIFICATIVA
A escolha desse tema foi porque percebemos que a auditoria interna tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos anos, pois ela proporciona maior segurança e clareza em relação do patrimônio das organizações.
A auditoria interna assume um papel cada vez mais relevante no mundo globalizado. Porque além de importante a auditoria se tornou necessária, esta focada na melhoria de processos e controles também sendo uma aliada na verificação e fiscalização destes processos. Com a ajuda da auditoria interna o gestor tem tomado decisões mais seguras.
No Brasil, o desenvolvimento da auditoria surgiu quando o BACEN (Banco Central) criou normas oficiais de auditoria em 1972, para o controle do sistema financeiro. A obrigatoriedade da aplicação da auditoria teve inicio na Bolsa de Valores por meio da Lei 6.385/76, após a regulamentação da Lei 6.404/76, Lei das SA´s (Sociedades Anônimas).
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A auditoria Interna para Crepaldi (2007, p. 25) “Constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficiência dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade”.
Portanto, a auditoria interna deve avaliar os registros contábeis, a fim de comprovar a veracidade desses registros e a eficácia dos controles internos.
O Comitê de Procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados - AICPA afirma: “O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotadas pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração”. (2009)
Também vamos fundamentar nosso trabalho no Conselho Federal de Contabilidade - CFC, baseado no Decreto Lei n° 9.295/46 e no art. 76 da Lei n° 12.249 de 11.06.2010. A Resolução CFC N° 1.203 de 03.12.2009, aprova a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com as Normas de Auditoria e pela Resolução CFC N° 821 de 17.12.97, aprovou as Normas Profissionais de Auditor Independente e no Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) publica comunicados e interpretações técnicas, doutrinando e esclarecendo pontos polêmicos da auditoria.
E por fim mais não menos importante usaremos o livro Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Nacional de Contabilidade de Brasília. Podendo ao decorrer do trabalho ser acrescentados vários outros autores e suas obras para que haja maior riqueza de informações.
METODOLOGIA
Em relação à metodologia de trabalho, os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica. De acordo com Vergara (2009, p. 43), “Pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”.
...