A Importância Da Auditoria Interna Nas Empresas
Por: gislaine-bn • 16/11/2023 • Seminário • 1.478 Palavras (6 Páginas) • 92 Visualizações
AUDITORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES
Gislaine Machado Camilo
Igor Mateus Mendes
Rubia F Porfirio
RESUMO
A Auditoria Interna é de suma importância para as organizações, auxiliando no controle de gastos, custos, estoque, eliminando desperdícios. Simplificando e reestruturando funções e tarefas de forma que possam ser otimizadas sendo assim desempenhando um papel fundamental dentro de uma organização transmitindo informações aos gestores sobre as funções e resultados desenvolvidos, auxiliando então Na tomada de decisão. Tendo como objetivo especifico compreender as áreas que atuam dentro da auditoria interna de uma organização, analisando seus procedimentos e técnicas para que ao fim deste trabalho possamos ter uma ampla compreensão deste assunto.
Palavras-chave: Auditoria Interna; Controle; Contabilidade; Organizações.
1. INTRODUÇÃO
Com o crescimento das organizações, abertura de capital e expansão dos negócios a busca por um auditor interno nas organizações cresce a cada ano. A busca por maior assertividade nas tomadas de decisões que envolvem os recursos que a empresa fornece para que seja otimizado. Sendo assim o auditor interno estabelece uma adequada gestão dos procedimentos e métodos operacionais da empresa.
O auditor interno avalia o desempenho real da organização avaliando se os recursos estão sendo usados eficientemente e se os objetivos operacionais estão sendo alcançados, além de auxiliar todos os membros da gestão a desempenhar suas funções tendo em mente a otimização do tempo e gastos fornecendo relatórios, comparativos de desempenho, análises, recomendações e comentários pertinentes a levantamentos sobre as atividades examinadas.
Os principais problemas que atingem uma organização são erros, fraudes, desvios, estão ligados diretamente a falta de controle adequado sobre um determinado processo, implicando em um conjunto de atos que provocam a utilização indevida dos recursos e processos pertencentes a organização, sendo para próprio benefício ou de terceiros.
O objetivo geral do auditor interno dentro de uma organização é auxiliar no desempenho das funções e responsabilidades de cada individuo de acordo com o planejamento da organização tendo em mente os três ES , Eficiência, economicidade e eficácia.
A metodologia utilizada para realização deste artigo foi através de pesquisas bibliográficas de livros relacionados a auditoria interna nas organizações, normas contábeis e artigos de auditoria interna.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A auditoria interna é um conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar e adequar a eficácia dos controles e também uma minuciosa revisão das operações e processos da organização. A auditoria interna em uma organização trabalha para identificar irregularidades nos processos da organização, esse processo se faz necessário para que o auditor interno consiga melhorar os processos e minimizar erros e desperdícios, agregando qualidade e eficiência nos processos para que se reflita na empresa agregando ainda mais valor a marca e credibilidade aos clientes.
(Crepaldi,2009,p.41)
[pic 1]
Em resumo a auditoria interna é o confronto entre o fato ocorrido e o que deveria ter de fato acontecido.
Segundo o Instituto dos auditores internos do Brasil, os auditores internos devem possuir conhecimento e habilidades e outras competências necessários ao desempenho de suas responsabilidades individuais. A atividade da auditoria interna deve possuir, ou obter, coletivamente conhecimento, as habilidades e competências necessárias ao desempenho de suas responsabilidades. Por isso o auditor interno deve ser uma pessoa imparcial e possuir uma postura integra perante a organização em todas as atividades operacionais.
Conforme Elage e Ciupak (2018,p.3)
[pic 2]
Chiaveanato (1997,p.273) argumenta que o controle interno tem por finalidade
[pic 3]
Findados os levantamentos de dados, o auditor deve analisar as informações nela contidas a fim de estruturar um relatório geral com base nas informações apuradas sendo informações sólidas, consistentes e fidedignas a fim de leva-las então a apresentação da gestão para uma melhor tomada de decisão.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Esse estudo se caracterizou como estudo de bases teóricas e empíricas, podendo considerar uma pesquisa bibliográfica a que tem por finalidade colocar os pesquisadores em contato com o que foi dito e vivenciado dentro das organizações. Tendo em mente que a pesquisa contou com depoimentos de um auditor interno de uma organização de médio porte. Tendo em mente que os procedimentos da auditoria inicialmente dentro desta organização foram testes de observâncias e relatórios para que suas inspeções fossem fundamentadas em um estudo do caso da organização, para que possa fundamentar as suas conclusões e recomendações a administração da entidade.
O relatório pelo qual o auditor apresentou a empresa dado aos levantamentos de informações apresenta claramente as suas conclusões, recomendações e providencias a serem tomadas pela administração da organização, contendo a descrição dos fatos constatados e as evidencias encontradas com base no levantamento de dados.
A tabela a seguir mostra um comparativo do auditor interno e do auditor externo de uma organização.
[pic 4]
Fonte:Almeida (2010, p.6)
A Figura 1 tem a finalidade de ilustrar as diferenças entre auditoria interna e externa em uma organização. A auditoria interna vem se desenvolvendo como um instrumento de grande eficácia, auxiliando a organização com mais otimização nos controles e monitoramento das diversas atividades que a empresa realiza.
...