A Introdução a Contabilidade
Por: Thays Esperidiao • 19/5/2020 • Trabalho acadêmico • 481 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Thays Esperidião – Introdução a Contabilidade
- CONCEITOS BÁSICOS
A Contabilidade é uma ciência econômica e social que estuda o patrimônio das empresas, do ponto de vista econômico e financeiro, controlando-o, com a finalidade de auxiliar na tomada de decisões, tanto por parte dos administradores como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.
[pic 1]
Para registrar as transações financeiras, a contabilidade utiliza o método das partidas dobradas que foi criado pelo Frei Luca Pacioli. A regra fundamental do método é: para cada débito existe um crédito correspondente.
[pic 2]
Historicamente, as entradas de débito são registradas no lado esquerdo e as entradas de crédito no lado direito do livro razão.
Para os registros, aqui no Brasil, utilizamos um modelo esquemático denominado razonete, ou então gráfico em forma de “T”, devido a sua semelhança com a letra T, conforme abaixo:
[pic 3]
- ESTUDO DO PATRIMÔNIO
O que é Patrimônio? Conjunto de bens, direitos e obrigações.
Como ele é representado?
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
- PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Os Princípios Contábeis definem as diretrizes essenciais sobre atos e fatos agraciados pela Contabilidade.
De acordo com a equipe de professores da FEA/USP, a aceitação de um Princípio requer dois requisitos básicos para que este seja incorporado à doutrina e prática contábil:
1) Deve ser considerado objetivo e praticável;
2) Deve ser útil.
São Princípios da Contabilidade:
1) O da Entidade;
2) O da Continuidade;
3) O da Oportunidade;
4) O da Prudência;
5) O do Registro pelo Valor Original;
6) O da Competência.
- Princípio da Entidade
Reconhece a autonomia patrimonial da entidade, diferenciando o Patrimônio particular do Patrimônio da entidade. Ou seja, o Patrimônio dos Sócios não deverá se confundir com o Patrimônio da empresa.
- Princípio da Continuidade
Esse princípio pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro, ou seja, terá uma duração indeterminada. Sendo assim, o controle do patrimônio deverá ser realizado enquanto a empresa existir.
- Princípio da Oportunidade
Determina que a empresa deve produzir informações íntegras, sem omissões e nem excessos, em tempo hábil para a tomada de decisões, ou seja, as informações contábeis devem ser registradas integralmente e no momento em que ocorrem, de maneira “tempestiva”.
- Princípio da Prudência
Tem por objetivo deixar a empresa preparada para os piores cenários, evitando superestimar o ativo e subestimar o passivo, ou seja, será utilizado o menor valor para o ativo e o maior valor para o passivo e patrimônio líquido, quando existirem dois critérios de reconhecimento igualmente válidos.
...