A Introdução A Contabilidade
Por: edumartins05 • 27/8/2015 • Projeto de pesquisa • 942 Palavras (4 Páginas) • 214 Visualizações
- Introdução
A Contabilidade surgiu na antiguidade, nessa época não se conhecia números e muito menos escrita, com o passar dos anos e com o desenvolvimento da tecnologia e o fortalecimento da globalização de mercado financeiro tornou-se a principal linguagem dos negócios. Atualmente a contabilidade não tem mais a função de preencher documentos e relatórios contábeis, com as atualizações do conselho nacional de contabilidade se tonou –se uma poderosa ferramenta para análise de negócios, visando demonstrar relatórios contábeis com o máximo de transparência para uso dos administradores na tomada de decisão dentro de uma empresa.
Mesmo com todas essas atualizações, ainda existe diferença contábil entre os países, dificultando a relação dos negócios. Surgiu a necessidade de criar normas contábeis internacionais International Accounting Standards (IAS) que vigore mundialmente visando publicar as demonstrações com uma visão contábil padrão no mundo.
Tendo em vista a aplicação das normas internacionais nas pequenas empresas no setor de serviços contábeis, definida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) através do pronunciamento CPC - PME. Os escritórios de contabilidade estão preparados para implantação dessas normas internacionais.
Diante do exposto o objetivo geral do estudo é identificar as principais mudanças propostas pelas normas internacionais as pequenas empresas a partir do CPC - PME.
Tendo como objetivos específicos do projeto de pesquisa.
- Resgatar na literatura especifica.
- As vantagens e desafios da adoção das normas internacional.
- Suas dificuldades de implantação nas empresas de pequeno porte.
As mudanças contábeis ocorridas durante estes últimos anos foram fundamentais para a economia mundial, a princípio as IFRS criadas apenas para as empresas de grande porte, mas com a desigualdade das demonstrações contábeis a partir do ano 2012 o CPC determinou que às pequenas e médias empresas adotassem as IFRS através do CPC - PME. Muitos profissionais não estão aptos a adoção e normatização as IFRS para PME.
Ludícibus (2009) complementa afirmando que o atual cenário de globalização em que as empresas estão inseridas representa desafios e oportunidades de desenvolvimento tanto para o conhecimento contábil como para os contadores, sendo uma das tendências para a evolução da Contabilidade a harmonização dos princípios contábeis diante dos mercados internacionalizados.
Para Santos (2006) o Brasil será o primeiro país em que as regras do IFRS serão adotadas por todas as empresas de capital aberto listadas na bolsa valores deverão apresentar suas demonstrações financeiras no padrão das IFRS, e as pequenas e médias empresas adotaram o processo de transição com exigibilidade no ano de 2012, aplicando o pronunciamento técnico CPC – PME e nem por isso ocorreu alterações na essência da contabilidade brasileira. Para Juarez Domingues Carneiro, Presidente do CFC – Conselho Federal de Contabilidade o IFRS irá apenas adequar os balanços das empresas no padrão contábil internacional. Segundo ele, a adoção do IFRS terá reflexos positivos sobre a geração de empregos nas companhias de todos os portes. “Estamos falando não só de normas internacionais, mas também de gerenciamento, ou seja, de empresas que vão estruturar melhor na área financeira”.
Com a normatização feita pelo Conselho Federal de Contabilidade através da resolução 1.255/2009 que aprovou a NBC TG 1000 contabilidade para pequenas empresas e médias empresas. Quais as dificuldades na adequação das normas do IRFS às pequenas empresas? Quais os benefícios gerados na adoção do IFRS às pequenas empresas?
A metodologia explica detalhadamente o procedimento utilizado para elaboração do trabalho acadêmico, detalha o tipo de pesquisa no qual o método foi utilizado para alcançar os objetivos. A coleta dados são atividades práticas necessárias para elaboração do trabalho como qual será desenvolvido cada parte.
Traldi, Dias (2011) afirma que pesquisas metodológicas e refere a estudos sobre métodos de obtenção, organização e análise de dados com a finalidade de elabora, validar instrumentos e técnicas de investigação, objetivo fundamental da pesquisa descobrir respostas para o problema mediante o emprego de procedimentos científicos.
Os estudos descritivos, assim como exploratórios, favorecem pesquisa mais ampla e complicada, as tarefas da formulação clara do problema e da hipótese com tentativa de solução. Bervian, Cervo (2003, p.67).
...