A LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO
Por: Fabiana.sant • 12/8/2019 • Trabalho acadêmico • 553 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
Fabiana dos Santos
Matricula 20182301323
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO
Duque de Caxias 2019
Produção de textos e construção social
Quando falamos de leitura, nos abre uma gama de possibilidade para busca e informações seja em jornais, revistas, livros, e-books entre outas formas.
A leitura nos permite entender e aprender a escrita de acordo com sua época, compreender a informação e tirar próprias conclusões sobre o texto.
Nos permite entrar nas histórias das mais divertidas até a mais triste.
Quando lemos uma matéria sobre um desastre natural ou mecânico, somos capazes de imaginar o que pode ter provocado o incidente, o que poderia ser feito para evitar como também podemos imaginar e muitas vezes sentir a dor e a angustia dos envolvidos no desastre.
O mesmo acontece em uma obra de romance, podemos sentir as emoções, as frustações, a dor, a alegria de cada personagem citado no texto.
A leitura tem este poder de nos tornar capazes de concluir um novo desfecho, de negar o proposto, podemos sim concordar e discordar de cada texto de cada história seja fictícia ou real.
Deixo como sugestão de leitura e reflexão o livro “ A cor Purpura” escrito por Alice Walker.
A autora coloca em pauta temáticas de abuso sexual, patriarcalismo, Relação de poder, gravidez precoce, pedofilia, violência doméstica, machismo, enfim... assuntos que se interligam e todos têm como ponte a submissão da mulher perante o homem na sociedade. Distinção de classes sociais, de cor e homossexualidade.
A história é sobre uma jovem que foi abusada pelo pai, pelo marido e sociedade, fala sobre fé, sobre o sofrimento, amor e amizade.
A trama me fez chorar, rir, sentir-me envergonhada, triste, alegre entre outras emoções que a autora me permitiu sentir.
Minha adolescência foi marcada por esta linda história que me fez imaginar o quão sofrido era a vida de Celie, me fez pensar quantas mulheres não passaram por tudo que ela passou e ainda passam.
Este livro influenciou bastante no meu crescimento, na minha formação como mulher. Eu vi muito de muitas mulheres que conheci na adolescência e até de minha pessoa. E ainda vejo até hoje, pois mesmo se tratando de uma obra antiga, o assunto abordado ainda é muito real e atual.
Trecho da obra,
“Querido Deus, Parece que ele num pode mais nem olhar pra mim. Fala queu sou má e sempre quero fazer coisa ruim. Ele levou meu outro nenê também, um minino dessa vez. Mas eu num acho que matou não. Acho que ele vendeu prum homem e a esposa dele, lá em Monticello. [...] Eu fico pensando que ele bem podia achar alguém pra casar. Eu vejo ele olhando pra minha irmãzinha. Ela tá cum medo. Mas eu falei que vou tomar conta dela. Cum ajuda de Deus.”
Neste trecho
...