A METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Por: Alexandre Ferreira • 10/8/2021 • Monografia • 5.053 Palavras (21 Páginas) • 2.436 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ALEXANDRE FERREIRA N210HF4
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO – D194
SÃO PAULO
2021
QUESTIONÁRIO I
PERGUNTA 1
“Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões da forma ‘Eu acho que’ e ‘Eu sei que’” (JR., Heitor Matallo. “A problemática do conhecimento”, 2000).
Sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir.
I) A expressão “eu acho que” exprime opinião; por isso, não é necessário que ela seja acompanhada por uma argumentação sólida que a comprove.
II) A expressão “eu acho que” exprime opinião e sua negação pode ocorrer apenas por intermédio de outra opinião. Em outras palavras, não há como negar a expressão “eu acho que” por meio de provas empíricas.
III) O emitir opiniões, da forma como denota a expressão “eu acho que”, representa um processo espontâneo do ser humano, conquistado a partir da experiência pessoal acumulada. Por isso, é um saber assistemático.
IV) A expressão “eu acho que” refere-se ao senso comum, valorado por crenças, ações e comportamentos cotidianos.
Está correto apenas o que se afirma em:
a. I
b. I, II e III
c. III e IV
d. IV
e. I, III e IV
Resposta: e. I, III e IV
PERGUNTA 2
É possível entender ser a pesquisa científica “uma investigação metódica acerca de um assunto determinado, com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto de estudo. O que poderia diferenciar a pesquisa de um estudante e de um cientista é basicamente o seu alcance ou grau. A finalidade das pesquisas em nível de graduação é levar o estudante a refazer os caminhos já percorridos, repensando o mundo.” (BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. “Aprendendo a aprender”. Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 55).
Com base nisso, considere as afirmativas a seguir:
I) Espera-se do estudante de graduação a mesma competência e a mesma originalidade constituintes do trabalho do cientista.
II) As pesquisas na graduação não são capazes de gerar nada novo, já que o estudante não tem liberdade para criar ou construir novas teorias.
III) O estudante da graduação percorre caminhos já percorridos; esta experiência é somada ao referencial teórico e ao arsenal metodológico oferecidos pelas disciplinas, capacitando-o a produzir conhecimento.
Está correto apenas o que se afirma em:
a. I
b. II
c. III
d. I e III
e. II e III
Resposta: c. III
PERGUNTA 3
(CQA UNIP/2012, com modificações) O método indutivo é um processo mental por meio do qual se infere uma verdade geral ou universal não contida nas partes examinadas. O objetivo dos argumentos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se baseiam. O método dedutivo é um processo mental, contrário à indução, por meio do qual é possível, a partir de uma ou mais premissas aceitas como verdadeiras, a obtenção de uma conclusão necessária e evidente. Com base nos conceitos e na ilustração, qual alternativa constitui um exemplo de método científico indutivo?
a. O corvo 1 é negro.
O corvo 2 é negro.
O corvo 3 é negro.
O corvo "n" é negro.
-------------------------
(Todo) corvo é negro.
b. José e Antônio são homens.
Todos os homens morrem.
Logo, José e Antônio morrerão.
c. As uvas caem, então a raposa as come.
A raposa come somente uvas maduras.
As uvas estão verdes ou caem.
Logo, a raposa come unicamente uvas que caem.
d. Todos os homens são mortais.
Sócrates é homem.
Portanto, Sócrates é mortal.
e. Alguns calouros universitários são capazes de ler livros do sexto período.
Fábio é calouro universitário.
Fábio é capaz de ler livros do sexto período.
Resposta: a. O corvo 1 é negro.
O corvo 2 é negro.
O corvo 3 é negro.
O corvo "n" é negro.
-------------------------
(Todo) corvo é negro.
PERGUNTA 4
(UFRJ/2014, com modificações) O conhecimento científico distingue-se do senso comum sob muitos aspectos. Sob a perspectiva científica, é correto afirmar que:
a. A tradição e os costumes são as principais fontes do conhecimento confiável.
b. A testagem experimental não é um método confiável para obtenção de conhecimento.
c. Todo conhecimento confiável provém do conhecimento filosófico.
d. Todo conhecimento é passível de crítica, mesmo aquele que parece o mais bem estabelecido em um dado momento.
e. Quanto ao conhecimento científico, em seu interior prevalece a existência de dogmas, isto é, verdades definitivas que não podem e não devem ser criticadas.
Resposta: d. Todo conhecimento é passível de crítica, mesmo aquele que parece o mais bem estabelecido em um dado momento.
...