A Operação Contabil
Por: 117938 • 17/4/2017 • Artigo • 1.804 Palavras (8 Páginas) • 281 Visualizações
Aula # 1 Data:20-03-17
Docente: Estêvão Arsénio dos Santos
Disciplina: “Sistema de Informação para Gestão”
1 - Fundamentos de SI
- Teoria dos SI;
- Actividades do SI;
- SI
- Fundamentos de Sistema de Informação
O que é o “Pensamento Sistémicos”? O que pode ser fundamental para os profissionais modernos como abordagem cientifica para solução de problemas reais nas empresas? Então, vamos entender os fundamentos básicos, que nos levarão à compreensão da área de Sistemas de Informação.
Conceito de sistemas de informação (SI) deriva do conceito de sistema como actividade humana, o qual pode envolver, ou não, a utilização de computadores. Os SI funcionam, portanto, como suporte às ações de decisões humanas e depende do contexto em que estão inseridos.
Definir: “Sistemas de informação”
Definir: “Dados”, “Informação” e “Conhecimento”
É fundamental fazermos a divisão para melhor esclarecimento;
O que é “Sistema”?
O que é “Informação”?
- Informação?
Dados: Elementos brutos, sem significados, facto insolado em sua forma primária que não tem valor intrínseco
[pic 1]
Informação: Dados organizados, com significado; ou Conjunto de fatos (dados) organizados (processados) de tal forma que tenham um valor agregado em si.
[pic 2]
Conhecimento: Informação interpretada por indivíduo
- Conceito de Sistema
- Sistemas: Conjunto de partes inter-relacionadas e interdependentes, que formam um todo organizado; para atingir um objetivo. “ (ROSINI,2003).
Sistema: podemos, então, definir um sistema como sendo um conjunto de elementos inter-relacionados, cada qual desempenhando uma função, para, de forma integrada e coordenada, contribuir e garantir que o objetivo do sistema seja atingido.
AULA#2
Elementos básicos de um sistema:
- Entrada: são os insumos que o sistema precisa para atingir seu objetivo. São os elementos para captação ou coleta de fontes de dados brutos.
- Processamento: é a execução dos procedimentos necessários ao bom funcionamento do sistema. Propicia a conversão da entrada bruta em forma mais útil e apropriada.
- Saída: é a apresentação do resultado ao ambiente externo gerado pelo sistema.
- Realimentação (ou feedback): é a parte da saída do sistema que retorna ao próprio sistema com o objectivo de refinar ou corrigir os dados de entrada ou o processamento. É parte da saída produzida pelo sistema que informa sobre seu comportamento.
- Controle: refere-se ao monitoramento e avaliação do feedback, determinando se o sistema está atingindo o seu objectivo.
Assim, segundo a Teoria Geral dos Sistemas, há dois tipos de sistemas: abertos e fechados
Em síntese, o sistema aberto é o que sofre influencias do meio e que, com suas ações, influencia o meio. O sistema fechado não sofre influencias do meio nem o altera com suas ações internas.
Todo sistema pode ser decomposto em partes menores denominadas subsistemas. Os subsistemas são conjuntos de elementos interdependentes que interagem para atingir um objectivo comum, ajudando o sistema a atingir o seu objectivo maior.
“O que são Sistemas de Informação”?
Sistemas + Informação
Partes:
- Hardware / Software
- Pessoas e Processamento
Objetivo:
Processar / organizar dados para gerar informações / conhecimento
- O que é um sistema de informação? De uma forma simples e direta podemos definir sistema de informação como um sistema cuja finalidade é prover informação a alguém na medida certa. É um conjunto de partes coordenadas que buscam prover a organização, com informações cujo objectivo é melhorar a tomada de decisões. Conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coletam, transformam e disseminam informações em uma organização (O’ Brien, 2009).
- Sistemas de Informação: conjunto de elementos, relacionados entre si, actuando num determinado ambiente com fim de alcançar objectivos comuns, destinadas a apoiar as decisões e capacidade de auto-controle da organização. Podendo os SI serem fechados ou abertos.
Objetivo de Sistema de Informação: Auxiliar na conquista de algumas metas organizacional e negócios.
Características de Sistemas de Informação:
- Alta complexidade
- Vários componentes
- Componentes altamente inter-relacionados e interdependente
- Não lineares (intercativos, possuem retroalimentação)
- Constante evolução
Os sistemas de informação são adaptáveis ou não adaptáveis, dependo do meio ambiente onde estiverem a ser inserido (organizações ou Empresas).
- Propriedade Emergentes
- Determinado comportamento surge apenas com a integração das partes
- “ O todo é maior que a soma das partes”
- Consequências da relação entre componentes do sistema (não estão presentes nas partes isoladas).
Tipos de sistemas de informação:
Num primeiro momento, os sistemas automatizaram os processos rotineiros, os chamados sistemas de processamento de transação (SPT), úteis não só na redução de custos, mas também em um melhor controle e eficiência das operações de rotina. Os SPTs provêm informações de cunho operacional, ajudando no melhor controle das operações. A partir do momento que a operação funcionava de forma automatizada, os gestores perceberam que podiam expandir os sistemas para gerar informação mais complexa que pudesse apoiá-los nas decisões do dia a dia. Surgiam os sistemas de informação gerencial (SIG) para a gestão das atividades a que se destinavam. Os SIGs provêm informações gerenciais aos supervisores, gerentes e cargos correlatos, apoiando as decisões que se fazem necessárias no dia a dia. Não tardou muito para que o nível estratégico da empresa vislumbrasse que os sistemas podiam proporcionar um diferencial competitivo em relação à concorrência. Era a geração dos sistemas estratégicos (SIE) que visam a atender à demanda da direção das empresas (diretores, vice-presidentes e presidentes), ajudando a traçar as diretrizes estratégicas da organização.
...