A Organização da vida nos estudos universitários
Por: joacil.cleiton • 14/2/2018 • Resenha • 501 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Docente: Guaracy Prado
Discente: Joacil Cleiton
METODOLOGIA DO ENSINO
A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
Texto escrito pelo autor, Antônio Joaquim Severino, que trata o assunto sobre a organização da vida de estudo na universidade.
Logo na introdução do primeiro capítulo, o autor aborda o ingresso no ensino superior como uma mudança em nossas posturas em relação aos estudos. Argumenta ser necessário ter maior autonomia para estudar, ou seja, os resultados vão passar a depender de nós mesmos.
Ele foi muito preciso ao dizer que temos que mudar nossas posturas ao ingressar no ensino superior, mudança na forma do estudo, pesquisa e didática, porém enfatizou muito a prática do estudo individualizado, porém, sabemos que há como aprender muito nos estudos em grupos.
O autor defende a ideia de que a aprendizagem na universidade se inicia através de um embasamento teórico. Por esse motivo o estudante deve formar uma biblioteca pessoal que irá complementar as exposições dos professores em classe.
No entanto o professor, para o autor, deve saber conduzir os alunos a descobrirem as diversas vias da aprendizagem. Ele também dá ênfase ao uso de revistas como instrumentos que acompanham o desenvolvimento das ciências afins do estudante e por isso é necessário tê-las em mãos. Segundo ele a interdisciplinaridade é um pressuposto para toda formação teórica. Deixa também, um especial destaque aos recursos eletrônicos, em especial o computador. Foi bastante sábio ao tratar o assunto do uso de instrumentos no cotidiano do universitário. Os mesmos enriquecem nosso conhecimento e nos fazem compreender que o curso que fazemos não acontece de maneira isolada, mas podemos relacioná-lo com diversas áreas do saber.
Outro ponto abordado pelo autor, na segunda parte do texto, é a conscientização de que os materiais didáticos são apenas a base para o estudo pessoal, e destacando a importância dos estudos extraclasse. Segundo ele, muitos esclarecimentos só se encontram através dessa forma de estudo.
Passando agora para a terceira parte, na qual o autor se refere a disciplina do estudo, ele nos aconselha a aproveitar o tempo disponível para estudar ordenando as prioridades, além de manter um ritmo de estudo e, como regra geral, com intervalos para descanso. Essa proposta é muito importante, por que além de estudar, o estudante também deve saber como estudar. Não são horas de estudo que irão nos fazer ter um melhor aproveitamento do conteúdo estudado, mas a qualidade com que se estuda determinado assunto.
Desta forma conclui-se que, o sucesso na vida universitária e posteriormente na vida profissional, depende exclusivamente do aluno, pois ele será inteiramente responsável pelos métodos e pela qualidade de estudo por ele escolhido para alcançar o seu próprio objetivo.
...