A PESQUISA, CONCEITO E ESTRUTURA
Por: paula_melo • 10/12/2020 • Trabalho acadêmico • 5.465 Palavras (22 Páginas) • 227 Visualizações
PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO
Paula Andréa de Melo
Solange Zils
Professor - Tutor Externo:
Wilder Lourenço de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB 0475) – Prática do Módulo I
11/12/2017
RESUMO
O ato de pesquisar está presente no cotidiano do ser humano desde os primórdios da história da humanidade. No entanto, nos dias atuais, o desafio central da educação se dá em fazer com que os estudantes absorvam a cultura da pesquisa e do conhecimento, não apenas para trabalhos acadêmicos, mas sim como uma estratégia de geração de conhecimento e de promoção de cidadania. O presente artigo tem como principal objetivo apresentar os principais conceitos sobre pesquisa, identificando desde a sua origem até sua contribuição para a elaboração de trabalhos acadêmicos, relacionando a pesquisa como importante ferramenta para a busca do conhecimento científico.
Palavras-chave: Pesquisa. Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo apresentar e identificar a origem, desenvolvimento e tipos de conhecimento, relacionando a pesquisa como forma para se obter o conhecimento científico, indicando a relação do pensamento científico e os trabalhos acadêmicos.
Partindo do pressuposto que a pesquisa sustenta a busca constante do homem pelo conhecimento, é a base da inovação, é essencial ao desenvolvimento econômico e à geração de riqueza, pode-se afirmar que nos últimos anos a pesquisa científica deu um grande salto em nosso país.
Tal avanço deve ser relacionado à consolidação da política de incentivo à pesquisa implantada nas principais universidades do país.
Conforme Severino (2007, p. 22):
O ingresso no curso superior implica uma mudança substantiva na forma como professores e alunos devem conduzir os processos de ensino aprendizagem. Mudança muito mais em grau do que de natureza, pois todo ensino e toda aprendizagem, em qualquer nível e modalidade, dependem das mesmas condições. No entanto, embora sendo essas condições comuns a todo ato de ensino/aprendizagem, a sua implementação no ensino superior precisa ser intencionalmente assumida e efetivamente praticada, sob pena de se comprometer o processo, fazendo-o perder sua consistência e eficácia.
SEVERINO (2007) relaciona o compromisso entre Universidade e sociedade, onde a Universidade desenvolve atividades específicas, como ensino, pesquisa e extensão. Atividades essas que devem ser efetivamente articuladas entre si, cada uma assumindo uma perspectiva de prioridade nas diversas circunstâncias histórico-sociais em que os desafios humanos e sociais são postos.
No entanto, no âmbito universitário, dada a natureza específica de seu processo, a educação superior precisa ter na pesquisa o ponto básico de apoio e de sustentação de suas outras duas tarefas, o ensino e a extensão.
...