TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.738 Palavras (11 Páginas)  •  3.787 Visualizações

Página 1 de 11

 INTRODUÇÃO À PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO

                                                             

                                                               Tutor:

                 Centro  Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Ciências Contábeis (FLX0513)  - Seminário Interdisciplinar I

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI. Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que o autor explicita os pontos mais importantes abordador no trabalho.

O trabalho tem como tema de estudo Introdução à Pesquisa: Conceito, Estrutura e Elaboração. Neste estudaremos o conceito do que é uma pesquisa, como ela deve ser executada conforme o método correto da estruturação e veremos que a elaboração tem também seus métodos e como deve ser feito.

Palavras-chave: Conceito. Elaboração. Estrutura.

 

1. INTRODUÇÃO

Pesquisa científica é uma execução na prática de algumas técnicas metodológicas de investigação, que é aplicada por pesquisadores para a elaboração de um estudo.

Uma pesquisa cientifica deve conter regras e disciplina, para que as informações sejam obtidas no melhor modo possível, tornando assim dados suficientes para lhe dar o auxilio necessário.

O objetivo de uma pesquisa cientifica é obter respostas para um levantamento de dúvidas existentes para um conteúdo, todos os acontecimentos e invenções humanas sempre tiveram algum tipo de indagação, e foi por meio dessa indagação que foi gerado uma análise para o surgindo das soluções.

A Pesquisa Cientifica possui várias características e é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência. Há vários tipos de Pesquisas Cientificas como Pesquisa Quantitativa, Pesquisa Qualitativa, Pesquisa Experimental, Pesquisa Descritiva, Pesquisa Bibliográfica, entre outras.

Além disso será explorada a Metodologia correta de uma pesquisa cientifica tendo em vista que é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.

O trabalho a seguir irá apresentar as características, as ferramentas e os tipos de pesquisas cientificas que auxiliam os pesquisadores na construção e finalização de suas pesquisas.

2. PESQUISA CIENTIFICA

A pesquisa científica é uma execução na prática de algumas técnicas metodológicas de investigação, que é aplicada por pesquisadores para a elaboração de um estudo.

A pesquisa pode incluir tanto um tema novo, que seja importante para a população cientifica e para os interesses coletivos ou poderá incluir um estudo já efetuado com finalidade de contrapor os resultados já presentes dessa pesquisa.

2.1 TIPOS DE PESQUISAS CIENTIFICAS

A programação de uma pesquisa depende tanto do seu assunto a ser estudado, de seu ambiente e da sua situação em que se encontra. Isso quer dizer que pode haver vários tipos de pesquisas que podemos aplicar em várias situações. A seguir apresentamos alguns tipos de pesquisas.

2.2 PESQUISA QUANTITATIVA

        O objetivo do método de pesquisa quantitativo e de quantificar, como o próprio nome já informa, a pesquisa quantitativa demostra em números o desempenho de determinado conjunto estudado. Ela determina uma frequência de comportamento de um determinado grupo. As enquetes mais comuns utilizados na execução de uma pesquisa quantitativa são os de resposta aberta, múltipla escolha, forma de Ranking ou matriz.

2.3 PESQUISA QUALITATIVA

A pesquisa científica qualitativa tem por objetivo de compreender determinada ação de um grupo. A coleta das informações acontece de distintas maneiras, como por exemplo entrevistas individuais ou grupos de discussão. O método é utilizado quando o pesquisador não possui uma informação formada e precisa observar o grupo para chegar em uma definição.

2.4 PESQUISA EXPERIMENTAL

A pesquisa experimental utiliza informações já criadas ou informações já existentes, quando a informação é criada, a finalidade é criar mudança, ou seja, as informações são apuradas e é exigida uma ação após essa coleta. Quando a pesquisa é realizada com informações existentes, o pesquisador menciona as informações e em hipótese alguma altera, e também ocorre a intervenção.      

O seu objetivo é demonstrar os acontecimento observados, bem como extrair leis e realizar generalizações.

2.5 PESQUISA DESCRITIVA

Pesquisa descritiva analisa, registra e ordena dados, sem altera-los, sem interferência do pesquisador.

Para coletar as informações, utilizam-se de técnicas específicas, destacam-se o formulário,  a entrevista, o teste e observação, questionário, o teste de observação.

2.6 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Tenta explicar algum assunto ou problemas através de teorias publicadas em diversas fontes, como por exemplo artigos, livros, meios eletrônicos e entre outros. Pesquisa bibliográfica consiste na etapa inicial de todo o trabalho científico ou acadêmico, com o objetivo de reunir as informações e dados que servirão de base para a construção da investigação proposta a partir de determinado tema.

Segundo Koche (1997, p. 122)

a) para ampliar o grau de conhecimentos em uma determinada área, capacitando o investigador a compreender ou delimitar melhor um problema de pesquisa;

b) para dominar o conhecimento disponível e utilizá-lo como base ou fundamentação na construção de um modelo teórico explicativo de um problema, isto é, como instrumento auxiliar para a construção e fundamentação de hipóteses;

c) para descrever ou sistematizar o estado da arte, daquele momento, pertinente a um determinado tema ou problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (392 Kb)   docx (244.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com