A Prova Finanças Internacionais
Por: camile123654789 • 7/4/2022 • Monografia • 1.346 Palavras (6 Páginas) • 139 Visualizações
Prova de Finanças internacionais.
O QUE É FINANÇAS? ALGUMAS DEFINIÇÕES
Finanças faz referência ao compromisso que assume uma pessoa física para cumprir a sua obrigação com outra pessoa.
Conceito mais utilizado pelo mercado: ¬ Estudo da gestão do patrimônio e dos outros elementos que impactam diretamente ou indiretamente no patrimônio de pessoas físicas ou jurídicas.
O QUE É CONTABILIDADE?
Ciência que estuda e analisa o patrimônio de pessoas físicas ou jurídicas e e as suas variações qualitativas e quantitativas para melhor gestão dos recursos e tomada de decisão.
Conceito de microempresa:
“Finanças” analisa os ativos financeiros e os recursos de curto prazo. Tem foco aspectos como: Demonstração de Fluxo de Caixa, Gestão de Crédito, Gestão de Estoques e Análise de conjuntura interna e externa empresarial.
Como contabilidade é responsável pela análise do patrimônio, fica restrito a aspectos como: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado, além de outros demonstrativos. Observa-se que em relação à tomada de decisão e a gestão de ativos financeiros são aspectos de intersecção com finanças.
Conceito de Macro empresa:
A “Finanças” estuda e analisa fazendo a gestão global dos ativos e investimentos. Nesta visão a Contabilidade é uma parte da Gestão Financeira.
QUAL A ÁREA DAS CIÊNCIAS PERTENCE FINANÇAS?
- Pertence a Administração
• A Administração, para alguns órgãos internacionais pertence à Economia.
• A Administração, segundo o Ministério da Educação, pertence a Ciências Sociais Aplicadas.
• Portanto Finanças pertence à Ciências Sociais Aplicadas.
HARMONIZAÇÃO INTERNACIONAL
O que é a harmonização internacional?
¬ De acordo com o Aurélio, harmonizar é conciliar, tornar harmônico. Então, já podemos trazer o conceito para a área da contabilidade e dizer que: harmonização contábil é conciliar as práticas contábeis entre países visando diminuir as diferenças dos procedimentos da área
¬ Harmonização contábil reconcilia sistemas contábeis ao mesmo tempo em que preserva as particularidades de cada país.
¬ Seu objetivo é o de pura e simplesmente melhorar o entendimento e a interpretação da troca de informações.
¬ Portanto, é certo dizermos que a harmonização das normas contábeis leva em conta a globalização que influencia na gestão empresarial.
Qual o impacto da harmonização?
A. Expansão do mercado para Empresas e Profissionais
B. As empresas não têm pátria
C. Facilidade de entendimento das demonstrações
D. Princípio da essência sobre a forma
E. Aprendizado contínuo
F. Maior transparência
G. Maior competitividade
H. Valorização da profissão
I. Mudança na forma de escriturar H
CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis
ABRASCA, APIMEC, CFC, VESPA, IBRACOM E FIPECAFI.
SIGLAS RELEVANTES
IFRS - International Financial Reporting Standards – Normas Internacionais de Contabilidade IAS – International Accounting Standard – Norma Internacional de Contabilidade IASB – International Accounting Standards Board – Comitê de Padrões Internacionais de Contabilidade ITG – Interpretaçao Técnica Geral CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis ICPC – Interpretação Técnica do CPC.
ORIGEM DO SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL
As Relações Econômicas entre povos distintos antecedeu o estabelecimento de relações políticas e culturais pacíficas entre eles
2. - Comércio e saque - Diplomacia e conquista
3. A transformação das relações Econômicas Internacionais de uma atividade muito próxima do conflito armado.
4. O ordenamento jurídico internacional, aceito tácita ou explicitamente por todos os países, consiste em um processo lento e inacabado.
5. O Estado Nacional Moderno é construído de forma conjunta à Economia Internacional Moderna.
6. Ocorre a formação de blocos econômicos.
7. Há dificuldade dos blocos se consolidarem e há tendência de acordos bilaterais.
Principais blocos econômicos:
Alca - Área de Livre Comércio das Américas - Criado em 1994 para eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos.
Apec - Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico - Criada em 1989 na Austrália. Os países desse grupo se comprometeram a transformar o Oceano Pacífico em uma área de livre comércio.
Cei - Comunidade dos Estados Independentes – Criada em 1991. Integra 11 repúblicas que formavam a antiga URSS. O objetivo desse bloco é estabelecer um sistema econômico de defesa. O fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, proporcionou a independência de várias nações que a integravam.
TPP – (Trans-Pacific Partnership) - é um acordo de livre comércio estabelecido entre doze países. Seus objetivos declarados são: "promover o crescimento econômico; apoiar a criação e manutenção de postos de trabalho, reforçar a inovação, a produtividade e a competitividade; elevar os padrões de vida, reduzir a pobreza em nossos países, e promover a transparência, a boa governança e proteção ambiental.
G-7/8 – Grupo formado pelos 7 países mais industrializados do mundo. Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia (2014 foi excluído).
Mercosul - Mercado Comum do Sul – Criado na década de 80. O grupo é formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
. Nafta - Acordo de Livre Comércio da América do Norte – Criado em 1988. Integra economicamente EUA, Canadá e México.
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
União Europeia – É um dos maiores blocos econômicos do mundo e com um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto). Reino Unido (2020) deixa de integrar a União Européia (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales)
CENARIO:
...