A RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA
Por: Sabrina Gomes • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.209 Palavras (9 Páginas) • 183 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Ciências Contábeis
RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA
NATURA COSMETICOS S.A
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3
2. EXERCÍCIOS.......................................................................................................................4
3. BIBLIOGRAFIA.................................................................................................................11
Introdução
Empresa brasileira do setor de cosméticos fundada em 1969 no bairro da Vila Mariana em São Paulo, sendo que em 1974 a empresa passou a ter um modelo de venda - direta.
A empresa faz grandes investimentos em pesquisas tornando-se assim uma empresa consagrada no ramo de cosméticos, desde dezembro de 2006 não faz testes em animais e segue normas rigorosas de segurança internacional.
A empresa trabalha com o modelo de venda direta por meio de consultoras e consultores Natura.
- Ações e Estratégias para ser uma empresa socialmente responsável.
A Natura é líder em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, tendo recebido a certificação B Corp o qual associa o crescimento econômico a promoção do bem estar social e ambiental, reforçando o movimento global de empresas conectadas para a promoção de uma empresa sustentável.
A Natura desde 2006 não faz testes em animais e tem uma visão de sustentabilidade o qual aborda as diretrizes que norteiam a sua atuação com ações e estratégias como a economia circular, incentivo ao consumo consciente, responsabilidade pela cadeia de valor, geração de impacto social por meio de incentivo a educação e novos modelos de negócios sustentáveis.
A estratégia e o crescimento da empresa estãoapoiados em quatro pilares: compromisso a sustentabilidade, relação de qualidade com todos os públicos os conceitos e produtos desenvolvidos como força da marca, a ligação com o desenvolvimento sustentável é uma das principais vantagens competitivas, estando presente em toda a cadeia produtiva, da matéria prima a apresentação final.
- Resultados ambientais e sociais da empresa.
Na incorporação contínua dos princípios do desenvolvimento sustentável ao dia-a-dia da empresa, houve expressiva evolução dos sistemas de gestão ambiental e de responsabilidade corporativa. Definimos as prioridades estratégicas a partir de aspectos econômico-financeiros e socioambientais, culminando com a estruturação de planos de ação para toda a companhia. Avanços importantes foram a certificação ISO 14.001 e a ampliação da análise do ciclo de vida dos produtos. Passos consistentes também foram dados no relacionamento com as comunidades fornecedoras de ativos da biodiversidade e com as de entorno, com destaque para a participação ativa da Natura, em parceria com o governo local e a sociedade civil, nas ações para implementação da Agenda 21 em Cajamar.
É também uma das vencedoras do prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) Campeões da Terra 2015, na categoria Visão Empresarial. Reconhecida por sua transparência e ética. Em 2016, recebeu o Selo Pró-Ética do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União e por cinco anos (2012 a 2016) foi eleita a empresa mais ética na categoria de Saúde e Beleza pelo Instituto EthiSphere.
- Aponte, caso haja, as dificuldades/limitações para se tornar uma empresa socialmente responsável.
Uma empresa socialmente responsável é desafiada a cada dia, cada certificação a cada passo para a melhoria da qualidade de vida entre seu publico e a empresa é ter um novo olhar dos negócios não bastando somente pagar os impostos em dia mais estar envolvendo os seus colaboradores, fornecedores e clientes criando em cada um a mentalidade da importância da pratica da responsabilidade social.
O consumidor, em grande parte, não entende o conceito de um produto à primeira vista, sendo necessário um investimento especial na comunicação para mostrar o custo e benefício do produto. A sazonalidade dos insumos também é um fator que pode dificultar a operacionalização da cadeia de fornecimento. Os produtos sustentáveis acabam sendo mais caros que os demais, há também um alto custo de desenvolvimento e fabricação dos primeiros lotes do produto. O processo de certificação além de ser lento também possui um alto investimento inicial.
- Quais são as práticas de boa governança corporativa, com base no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa — IBGC que a empresa utiliza? Cite e explique.
Com base no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, é necessário seguir alguns princípios para se ter uma boa prática de governança, conforme a seguir:
Transparência - Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que condizem à preservação e à otimização do valor da organização.
Equidade - Caracterizam-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
Prestação de Contas (accountability) - Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papeis.
Responsabilidade Corporativa - Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzirem as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazo.
...