TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome da imunodeficiência adquirida

Por:   •  5/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito 

Sindrome da imunodeficiencia adquirida (Sida em inglês Aids) e uma doença do sistema imunologico humano causado pelo virus da imunodificiencia Humana (HIV), durante a infeccao inicial, uma pessoa pode passar por um breve periodo doente com sintomas semelhantes ao da gripe. Normalmente, isso e seguido por um periodo prolongado sem qualquer outro sintoma. A medida em que a doenca progride ela interfere mais no sistema imunologico, tornando a pessoa muito mais propensa a ter outros tipos de doença, infecções oportunistas e cancer, que geralmente não afectam as pessoas com um sistema imunologico saudável.

Descoberta        

O sida observada clinicamente pela primeira vez em 1981, nos estados unidos, e quem o descubriu foi o cientista Robert Gallo, no inicio dos anos 1980. Os casos iniciais ocorreram em um grupo de usuarios de drogas injectaveis e de homens homosexuais que estavam com a imunidade compreendida sem motivos apresentaveis.

ORIGEM

Acredita-se que o virus HIV tenha se originado em primatas no centro-oeste africano e foram transferidos para os seres humanos  seculo XX. O HIV parece ter-se originado no sul do camarões através da evolução do virus da imunodeficiencia símia que infecta os chimpazés selvagens.

Os sintomas do HIV

Os sintomas da doença começam a aparecer cedo em torno de 14 à 21 dias após o contágio do HIV, entretanto eis a seguir os sintomas:

  • Frebres constantes
  • Tosse seca
  • Dor de garganta
  • Dores de cabeça.
  • Dores musculares.

Sintomas de sida

                                   [pic 1]

  • Herpis labial ou genital
  • Formigueiro no pe
  • Suoris noctornos
  • Diareias e vomitos

Transmissão

O HIV e transmitido por três vias principais: contacto sexual, exposição a fluidos ou tecidos corporais infectados e de mãe para filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação conhecida como infecção perinatal. Não há nenhum risco de contrair o HIV atraves da exposicao a fezes, secressoes nasais, saliva, escarro, suor, lagrimas, urina ou vomito de pessoa infectada, a menos que este estejam contaminados com sangue. E possivel se infectar por mais de uma cepa do HIV, uma condicao conhecida como surper-infecção por HIV.

As principais vias de transmissão do HIV são:

  • A relação Sexual – O modo mais comum de transmissão do HIV, e através do contacto sexual com uma pessoa infectada. A maior parte de todas as contaminações por HIV no mundo ocorrem atraves do contacto heterosexual (ou seja, relação sexual entre pessoas do sexo oposto), no entanto o padrao de transmissão varia significativamente entre os países.
  • Fuidos corporais – O segundo modo mais frequente na transmissão do HIV e através de sangue e de homoderivados. Pelo sangue a transmissão pode ocorrer atraves da partilha de seringas durante o uso de drogas injectáveis, picada de agulhas acidentais, transfusão de sangue (ou de homoderivados), contaminado ou injecções medicas com equipamentos não esterilizados.  
  • Mae – Filho – Pode ser transmitido de mãe para filho durante a gravidez, durante o parto ou através do leite materno. Esta e a terceira forma mais comum da transmissão do HIV no mundo.

Prevenção

No acto sexual o uso do preservativo é um metodo mais eficaz para previnir doenças sexualmente transmiciveis. O preservativo deve ser usado do comeco ate ao fim da relação sexual e nunca use mais de uma vez o mesmo preservativo.

  • Prevenção na Utilização do Material perfurante

Para evitar a transmição do virus do HIV tem de evitar contactos directos com sangue, o uso de objectos cortantes, como por exemplo, (laminas, navalhas, alicates de unhas). É recomendavel que se faça uma esterilização simples fervendo ou passando alcool.

E importante destacar que os objectos cortantes são usados em consultórios destinados estudio de tatuagens, clinicas. Tambem ocorrem o risco de estarem contaminados assim sendo exiga a verificação dos materias que estejam exterializados que sao descartáveis.

  • Prevenção no uso de drogas Ingectaveis

O uso de drogas engetadas e o acompatilhamento de siringa.durante o contacto de sangue seropositivo a siringa e contaminada e reutilizada por siringa de terceiros, pequenas quantidades de sangue  ficam na agulha ou siringa apois o uso de outra pessoa, esse sangue sera  ingetado na corrente sanguinea da pessoa.

  • Prevenção da Transfusão de Sangue

A transfusão é o contágio de varias doenças, principalmente o viros do HIV e das doenças de orgãos e doadores de sangue tem contribuido para que as instituições.

  • Prevenção de transmição (gravidez, parto ou amamentação)

E importante que toda  mulher gravida faça o teste, que identifica a presenca virus HIV ,se o exame for positivo vai receber um tratamento adequado para evitar a transmicao para o filho. agestante seropositiva recebe ao longo da gravidez e no momento do parto indicado pelo medico. A transmição do hiv de mãe para o filho tambem pode acontecer  durante a mamentação através do leite materno sera necessario subistituir o leite materno por leite artificial, ou humano processados em bancos de leite que fazem aconselhamento de triagem das doadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com