Imunidade natural e adquirida
Tese: Imunidade natural e adquirida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandy2014 • 28/3/2014 • Tese • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 645 Visualizações
Imunidade natural e adquirida
A defesa contra microorganismos é mediada pelas reações iniciais da imunidade natural e as respostas tardias da imunidade adquirida.
A imunidade natural (inata), é alinha de defesa inicial contra os microorganismos, ela é composta por mecanismos de defesa celulares e bioquímicos que já existiam no organismo antes do estabelecimento de uma infecção e que estão programados para responder rapidamente a infecções. Eles reagem apenas contra microorganismos (e aos produtos das células lesadas) e respondem essencialmente da mesma maneira a sucessivas infecções.
Os principais componentes do sistema imunológico natural são :
1-Barreiras físicas e químicas como o epitélio e as substâncias antibacterianas nas superfícies epiteliais.
2-Células fagocitárias (neutrófilos, macrófagos) e células NK (natural killer)
3- Proteínas do sangue, incluindo frações do sistema complemento e outros mediadores da inflamação.
4- Proteínas denominadas citocinas, que regulam e coordenam várias atividades das células da imunidade natural.
Os mecanismos da imunidade natural são específicos para estruturas que são comuns a grupos de microorganismos semelhantes e não conseguem distinguir diferenças discretas entre substâncias estranhas.
Imunidade adquirida
A imunidade adquirida é o tipo de imunidade que se ganha quando se é exposto a um agente infeccioso.
Ela tem uma especificidade extraordinária parra distinguir as diferentes moléculas e uma capacidade de se ‘‘lembrar’’ e responder com mais intensidade a infecções subseqüentes ao mesmo microorganismo, também é chamado de imunidade específica.
Componentes:
Barreiras celulares e químicas:
Linfócitos nos epitélios; anticorpos secretados nas superfícies epiteliais.
Proteínas do sangue: anticorpos
Células: Linfócitos
Tipos de respostas imunológicas adquiridas:
Imunidade humoral:
Mediada pelas moléculas presentes no sangue e nas secreções das mucosas (anticorpos ), que são produzidos pelos linfócitos B, tbm chamados de células B.
Os anticorpos reconhecem antígenos microbianos, neutralizam a infecciosidade dos microrganismos e os preparam para serem eliminados por diversos mecanismos efetores.
A imunidade humoral é o principal mecanismo de defesa contra microorganismos extracelulares e suas toxinas, pois os anticorpos podem se ligar a eles e ajudar na sua eliminação. Os próprios anticorpos são especializados, e diferentes tipos de anticorpos podem ativar mecanismos efetores diferentes. Por ex: alguns anticorpos estimulam a fagocitose por células do organismo e outros estimulam a liberação de mediadores da resposta inflamatória.
Imunidade celular:
É mediada pelos linfócitos T.
Microorganismos intracelulares como os vírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam no
interior de fagócitos e outras células do hospedeiro, onde estão protegidas dos anticorpos.
A defesa contra tais infecções cabe a imunidade celular, que promove a destruição dos microorganismos localizados em fagócitos ou a destruição das células infectadas para eliminar os reservatórios da infecção.
O tipo de imunidade que é induzida pela exposição a um antígeno estranho é chamada de imunidade ativa, pois o indivíduo imunizado desempenha um papel ativo na resposta ao antígeno. Os indivíduos e os linfócitos que não tiveram exposição a um antígeno em particular são chamados de naive ou virgens, sem experiência imunológica. Os indivíduos que responderam a um antígeno microbiano e estão protegidos contra exposições posteriores áquele microorganismo são considerados imunes.
Uma pessoa também pode se tornar imune pela transferência de plasma ou linfócitos de um indivíduo imunizado.Isso é chamado de imunidade passiva. É um método eficaz para conferir resistência rapidamente , sem que haja a necessidade de se esperar uma resposta imunológica ativa.Um exemplo é a transferência de anticorpos maternos para o feto, o que possibilita que o recém nascido combata infecções antes que adquiram a habilidade de produzir anticorpos.
A imunização passiva contra toxinas bacterianas mediante a administração de anticorpos de animais imunizados é um tratamento que pode salvar vidas no caso de infecções potencialmente letais, como o tétano e raiva.
IMUNIDADE HUMORAL IMUNIDADE CELULAR
microorganismo Microorganismos extracelulares Microorganismos fagocitados no macrófago Microorganismos intracelulares replicando-se dentro das células infectadas.
(ex: vírus)
linfócito de resposta
Linfócitos B
Linfócito T auxiliar
Linfócito T citotóxico
mecanismo efetor Anticorpo secretado O linfócito T se liga a célula O linfócito T citotóxico se liga a célula
transferida por Soro (anticorpos) Linfócitos T Linfócitos T
funções Bloqueia infecções e elimina microorganismos extracelulares Macrófagos ativos para eliminar microorganismos fagocitados Eliminar célula infectadas e reservatórios de infecção
Características da resposta imunológica adquirida:
Especificidade e diversidade
Memória:
A exposição do sist.imunológico a um antígeno estranho aumenta a sua habilidade de responder novamente aquele antígeno de
...