A TAREFA DISSERTATIVA CONTABILIDADE
Por: Alberto Marhaid • 21/12/2020 • Trabalho acadêmico • 488 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
TAREFA DISSERTATIVA 02 – CONTABILIDADE
A demonstração financeira consubstanciada na DRE (demonstração do resultado do exercício), além de obrigatória pela legislação, fornece à empresa uma série de informações capazes de subsidiar suas tomadas de decisão, tendo por finalidade precípua levantar o lucro (ou prejuízo) obtido pela empresa no exercício sob análise.
Sua estrutura elaborada em etapas, indica a receita e o resultado nas diversas fases da atividade produtiva (lato sensu) e culmina fornecendo o lucro (ou prejuízo) do exercício.
Devido a essa estrutura o gestor pode acompanhar, dentre outras informações (supondo tratar-se, nesse exemplo, de uma indústria e sob a estrutura contida na lei 6404/76), a receita bruta de vendas, que deduzida do valor dos impostos que incidiram nas vendas; das devoluções e abatimento nas vendas; e dos descontos comerciais concedidos, fornece sua receita líquida de vendas, que após descontado o custo do produto que foi vendido obtém seu resultado operacional bruto, que após descontadas suas despesas operacionais e financeiras, e somado às receitas financeiras, obtém seu resultado operacional líquido, que depois de ter de seu valor descontadas as outras despesas e adicionadas as outras receitas (relativas a baixa de bens ou direitos de contas distribuídas no Balanço Patrimonial entre Investimentos, Imobilizados e Intangíveis) serve de base para o cálculo do quantum de Imposto de Renda e Contribuição Social irá recolher e, posteriormente a tudo isso, vir a saber o efetivo lucro do exercício (ou prejuízo), não sem antes destinar porcentagem dele (no caso de lucro), a seu modo, de acordo com o contrato ou estatuto, aos sócios, acionistas, etc.
Portanto, essa estrutura evidencia não só o resultado final do período, mas também discrimina, quantitativa e qualitativamente, as despesas incorridas (ex: financeiras, administrativas, etc) e as receitas obtidas durante as fases de atuação da empresa no exercício, fornecendo ao gestor informações valiosas sobre os rumos a seguir.
As despesas financeiras estão proporcionalmente altas ? A política de descontos comerciais é muito generosa e abrangente ? O custo da mercadoria/produto vendida está reduzindo por demais o resultado bruto, abrindo espaço para a necessidade de uma revisão nos processos produtivos e de aquisição de matéria-prima ? Qual a base de cálculo sobre a qual incidem os tributos e o montante legal destinado às reservas ? Eis algumas questões que as informações contidas na DRE ajudam a responder.
Como se vê, são muitas as informações que a DRE traz, não se limitando ao resultado final líquido do exercício, influenciando e subsidiando o processo decisório da empresa.
Por mais simples que seja a empresa, não há exceção quanto ao benefício prestado pelas informações coletadas na DRE, de modo que todas deveriam fazer. Senão para o indispensável acompanhamento do resultado do exercício, ensejando, pois, a verificação da adequação a sua razão de ser – obter lucro -, como também analisar a eficiência nas diversas etapas pelas quais a empresa passa, corrigindo erros, rumos e estratégias.
MATRÍCULA - 165084
...