A Teoria contábil
Por: Mylena Pontes • 19/11/2017 • Resenha • 273 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
TEORIA CONTÁBIL
Alunos: Mylena pontes e francisco oliveira
ESCOLA NEOCONTISTA
- Qual a importância do estudo das escolas doutrinárias da contabilidade para a contabilidade aplicada nos dias atuais?
A importância é como um todo, tudo oque conhecemos e sabemos, porque através dos diversos pensadores estas escolas criaram de forma conjunta e complementar raciocínios, normas e conceitos, os quais obtiveram diversos conflitos para chegar à contabilidade atual
- Quanto a escola doutrinária Neocontista, qual era a sua posição? Qual é a contribuição dessa escola para a contabilidade atual?
Sua posição era que as contas deveriam representar um valor real específico não somente expressões jurídicas, que então era ocasionadas por direito e obrigações, com isso ela confrontava a defesa da escola personalista.
Segundo a escola Neocontista a contabilidade deve evidenciar o passivo e a situação liquida. Acretiva-se que a finalidade da contabilidade era acompanhas a evolução e a modificação do patrimônio das entidades.
Esse pensamento está demonstrado até hoje no nosso balanço evidenciando os direitos deveres e obrigações da entidade além do controle contábil.
- Quem é o principal pensador da escola Neocontista, quais foram suas contribuições para a contabilidade brasileira?
O principal pensador desta escola foi jean dumarchey. Ele foi responsável por diversos livros, porém a sua mais notável publicação foi “théorie de la comptabilité” em 1914. dentre os pensamentos e assuntos abordados por jean encontrava-se, distribuição de contas, balanço patrimonial, estática contábil, entre outros. Estes conceitos foram a base para que houvesse a revolução na contabilidade pois os mesmos são utilizados até hoje em âmbito internacional.
...