A Teoria da Administração PTI
Por: Dani Sousa • 1/5/2023 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Para Taylor o planejamento é o núcleo da administração científica, sem planejamento e supervisão adequados, a empresa não conseguiria se manter ativa no mercado. A padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas de tarefas e prêmios que visavam incentivar a produtividade, selecionar e treinar os trabalhadores de acordo com a necessidade da organização, são os principais elementos que tiveram aplicação na administração científica. Taylor tinha como objetivo aumentar a eficiência da organização especializando os operários.
Ao contrário de Taylor, Fayol tinha como objetivo aumentar a eficiência da organização definindo as responsabilidades por setor, focando nos setores administrativos e com foco apenas em fatores internos, deixando os fatores externos de fora. A teoria clássica segundo Fayol defendia, era: divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, ordem, equidade, estabilidade de pessoal, hierarquia, união do pessoal. De acordo com Fayol ambas as teorias não eram divergentes, uma complementava à outra. No final dos anos 20, teve início uma nova teoria, conhecida por teoria das relações humanas, o principal foco dessa teoria é a preocupação com o bem-estar físico e mental do ser humano. A empresa Hawthorne, de Western Eletric Company, pediu ao médico Mayo, especializado em psicopatologia e considerado pai das Relações Humanas que analisasse o comportamento dos seus funcionários. Segundo Mayo o ser humano não pode ser reduzido a algo mecânico, sem vontades e emoções, todo ser humano tem necessidade de segurança, afeto, aprovação social, autorrealização e prestígio, ao mesmo tempo que o ser humano é guiado pelo sistema social, também é guiado pela ordem biológica.
A busca pela redução dos custos e o aumento da produtividade nas organizações é uma das principais questões com que se defrontam todas as nações industrializadas, também no século XXI. Ainda hoje, percebe-se que as linhas de produção buscam identificar os profissionais adequados para desenvolverem as tarefas em tempo reduzido, de forma eficiente, aumentando os lucros e minimizando os custos. O aumento puro e simples do tamanho físico das empresas obriga a modificação da estrutura organizacional e dos procedimentos para a tomada de decisões.
Referência:
Junior José. Teorias da Administração - Construção do pensamento administrativo, Apostila do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário SENAC. São Paulo: Senac, (2021).
...