A Teoria da Contabilidade – Historia
Por: EFinger1 • 18/11/2016 • Resenha • 391 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
Teoria da Contabilidade – Historia
A contabilidade se iniciou junto com a história da civilização, onde o homem se via na necessidade de organizar sua agricultura e pastoreio perante o comercio das principais cidades da antiguidade. No inicio a atividade de trocas era realizada, e registros eram feitos para quantificar o valor em bens que cada indivíduo possuía.
Com o passar do tempo, as operações econômicas foram se tornando mais complexas, onde algumas escritas Governamentais Romanas já traziam receitas de caixas, como renda e lucro, assim como também despesas. Porem foi na Itália que surgiu o termo Contabilitá.
A evolução da Ciência Contábil passou por diversas evoluções durante as épocas. Começou no Mundo Antigo, passou pelo Mundo Medieval, pelo Mundo Moderno, até chegar ao Mundo Cientifico.
No Mundo Antigo, os registros eram processados de forma rudimentar, onde a contagem era o método utilizado para controle de bens, e os registros já eram utilizados para verificar as receitas e confrontar com as despesas, como também os custos.
No Período Medieval, os italianos aperfeiçoaram a contabilidade já existente. Começou a se usar a pratica de partidas dobradas, o débito e o crédito, assim como também a se ter os livros da Contabilidade de Custos e Livro Caixa,. A evolução da contabilidade nesta época se deu a necessidade criadas pelo capitalismo.
No período Moderno, com a descobertas de novas riquezas pelo Mundo, se viu a grande necessidade de contabilizar as riquezas e os investimentos. Foi então que Frei Luca Pacioli, conhecido como o pai da contabilidade, escreveu a “Contabilidade por Partidas Dobradas”, enfatizando o débito e o crédito. Pacioli não foi o criador de tal método, mas ele sistematizou a contabilidade. A partir de então os Governos passaram a reconhecer o profissional do Contador, como aqueles que tinham capacidade para exercer a mesma.
No Mundo Cientifico, a contabilidade passa se tornar uma Ciência, onde é comprovado que o Patrimônio é o objeto da mesma, e que contabilidade não são meros registros, mas sim instrumento básico de gestão. Nesta época começou a ser ensinado nas universidades a Pratica da Contabilidade, onde então surgiram as escolas Norte-Americanas com muita força.
No Brasil, após a vinda da Família Real Portuguesa, se exigiu maior aparato fiscal, em função dos gastos públicos e da renda nos Estados. Porem nos dias de hoje o contabilista vem ganhando destaque, atuando nas áreas de Auditoria, Controladora e Atuarial.
...