A execução de exercícios de contabilidade
Ensaio: A execução de exercícios de contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JOCILENEMARIAS • 22/10/2013 • Ensaio • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 570 Visualizações
EXERCÍCIOS
1. Dê um conceito contábil para Contas.
Conceito/Contas: é o nome técnico que identifica um componente patrimonial (Bem, Direito, Obrigação ou Patrimônio Líquido) ou um componente de resultado ( Despesa ou Receita). Todos os acontecimentos que ocorreram diariamente na vida de uma empresa (compras, vendas, pagamentos, etc...) são registrados pela Contabilidade em contas próprias. Assim, toda movimentação de dinheiro efetuada dentro da entidade é registrada em uma Conta denominada Caixa; os objetos comercializados pela entidade são registrados em uma conta denominada Mercadorias, e assim por diante.
2. Quais são as Teorias das Contas?
Teoria Personalista, Teoria Patrimonialista e Teoria Materialista
3. Qual a teoria das Contas adotada no Brasil? Em que ela consiste?
Teoria Personalista.
Nesta teoria cada conta assume o papel de uma PESSOA no seu relacionamento com a empresa ou entidade. Assim, Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Fornecedores, Capital, Receitas e Despesas, representam pessoas com as quais a entidade mantém relacionamento de débito e crédito. Assim, podemos concluir que as obrigações (PE) e o Patrimônio Líquido (PL) são pessoas credoras (representam aquelas pessoas que têm a receber da sociedade), enquanto que os bens e direitos são pessoas devedoras em relação à sociedade.
Teoria Patrimonialista.
Esta teoria entende que o patrimônio é o objeto a ser administrado; desta forma, esta teoria separa as contas que representam a situação estática (patrimônio ou A = PE + PL) das contas que representam a dinâmica da situação (receitas e despesas):
Contas Patrimoniais – representam a situação estática, ou seja, o Patrimônio (os elementos ativos e passivos), que são os bens, direitos, obrigações com terceiros (PE) e o Patrimônio Líquido (PL).
Contas de Resultado – representam a situação dinâmica, as variações patrimoniais, ou seja, as contas que alteram o Patrimônio Líquido (PL), receitas e despesas e demonstram o resultado do exercício.
Teoria Materialista
Por essa teoria, também conhecida como “teoria econômica”, as contas representam valores materiais; são representadas como:
a) Contas Integrais: são as representativas dos bens, dos direitos e das o-
brigações da entidade;
b) Contas Diferenciais: são as representativas do Patrimônio Líquido, das receitas e das despesas da entidade
4. Defina contas patrimoniais e contas de resultado.
CONTAS PATRIMONIAIS: são as contas representativas dos bens, dos direitos, das obrigações e do PL da entidade;
CONTAS DE RESULTADO: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.
5. Dê três exemplos de contas patrimoniais.
Caixa
Bancos c/ Movimento
Aplicações de Liquidez Imediata
6. De três exemplos de contas de despesa e três de contas de receita.
o Água e Esgotos
o Aluguéis Passivos
o Descontos Concedidos
o Despesas Bancárias
7. Dê três exemplos de contas retificadoras de ativo e três de passivo.
► No Ativo Circulante:
o Duplicatas Descontadas
o Provisão para Devedores Duvidosos
o Provisões para Ajustes de Custos ao Valor de Mercado
► No Ativo Permanente
o Provisão para Perdas Prováveis na Realização de Investimentos
o Depreciação Acumulada
o Exaustão Acumulada
o Amortização Acumulada
► No Patrimônio Liquido (PL)
o Capital a Realizar ou a Integralizar
o Prejuízos Acumulados
o Ações em Tesouraria
8. Para que servem as contas de compensação?
As Contas de Compensação, também conhecidas como Contas Extrapatrimoniais, compreendem um sistema de contas próprias para o registro de atos administrativos relevantes, que são atos cujos efeitos podem trazes futuras modificações no patrimônio da entidade. Como podemos observar, as contas de compensação são utilizados para registrar não os fatos (que são objeto das demais contas), mas os atos administrativos relevantes dentro de entidade. As contas patrimoniais e as de resultado são regra, as de
compensação são exceção. Exemplo: hipoteca de um prédio pertencente à empresa no valor de R$ 800.000,00.
9. Como a utilização de códigos numéricos para as contas pode facilitar a contabilidade dentro de uma empresa?
O Código de uma conta é composto por um ou mais algarismos utilizados para identificar cada uma das contas que compõem o Plano de Contas de uma entidade. A adoção de códigos agiliza os registros contábeis, principalmente quando eles são feitos através de sistemas informatizados, onde os débitos e os créditos são feitos através de códigos numéricos, em vez de serem feitos pela intitulação de cada conta. Os critérios para se definir a numeração adotada ficam a cargo de cada contabilista, de acordo com as necessidades e conveniências de entidade, bem como com o grau de detalhamento a que se pretende chegar.
10. Defina Plano de Contas.
O Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as
tarefas do setor contábil de uma entidade, uniformizando os seus registros contábeis. É um instrumento de grande importância nos processos contábeis de uma entidade.
...