A importância dos princípios de contabilidade
Artigo: A importância dos princípios de contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mela • 21/10/2013 • Artigo • 934 Palavras (4 Páginas) • 304 Visualizações
Princípios contábeis são primordiais para a contabilidade já que sem eles se tornaria impossível o seu uso, dentre os princípios mais conhecidos estão o dá continuidade, entidade, oportunidade, competência e prudência.
O autor do texto dá exemplos simples e práticos sobre os princípios o que visa facilitar o aprendizado da matéria, como no exemplo da continuidade aonde ele fala da pessoa física ou jurídica e que devemos partir da hipótese de que essa pessoa tem um prazo de vida indeterminado que um empreendimento em andamento, ou seja, a pessoa esta em continuidade, e entidade é vista como algo imortal e por isso estará sempre em andamento e operando por muito tempo, outro exemplo é o de um lugar onde não houvesse doença e morte onde os médicos não fossem necessários, na contabilidade podemos usar o mesmo pensamento, imaginem se não houvesse clientes não haveria normas já que sua entidade seria nula, assim por isso devemos partir da idéia de que a pessoas interessadas nos relatórios contábeis, por isso se faz necessário o estabelecimento de princípios para a elaboração de relatórios aos seus usuários.
O autor explica em uma forma menos culta e mais acessível os princípios o que facilita o entendimento ele usa coisas do cotidiano como na parte em que cita o jovem bagunceiro que apronta muito com sua família e sua família não apóia, e se a família descobre que esse jovem tem pouco tempo de vida o tratamento seria diferenciado como acontece no mercado contábil, entretanto para uma pessoa em continuidade, ou seja, com vida longa se é necessário um conjunto de normas e regras a seguir, para o bom convívio social e moral de todos, imaginem um mundo onde não houvesse leis, seria uma tragédia total. No mundo empresarial podemos dizer o mesmo imaginem as organizações sem a contabilidade, sem poder ter o controle de seus gastos e ganhos, seria um total desastre.
Os princípios contábeis vieram para normalizar a contabilidade e assim possibilitando usar suas diversas formas para expressar as escritas contábeis das organizações.
Ativos: é o conjunto de bens e direitos à disposição da administração ou são os meios conferidos à administração para gerir a entidade.
Passivo: uma característica essencial de uma exigibilidade é que a empresa tem uma obrigação, responsabilidade no momento de avaliação.
Goodwill: é uma espécie de ágio, de um valor agregado que tem a empresa em função da lealdade dos clientes, da imagem, da reputação, do nome da empresa, da marca, etc.
Receitas: É a entrada de benefícios econômicos recebidos ou a receber pela empresa, sendo que tais entradas resultam no aumento do PL.
Despesas: É a saída de recursos econômicos durante o período de uma empresa, seria então as perdas, ou pagamentos efetuados.
Ganhos: Representam itens não repetitivos que tem o mesmo efeito liquido no patrimônio, é então um resultado favorável que resultou de uma transação, não relacionados a operações normais do empreendimento.
Perdas: É o oposto de ganhos, na qual o efeito liquido é desfavorável para a empresa. Na qual resultou de uma operação “não” normal para a empresa.
Temos então um resultado chamado “Positivo” na qual receita supera despesas.
“Negativo” despesas superam receitas, “Nulo” que é a igualdade entre despesas e receitas, este caso é raro aparecer, porem não deixa de ser teoricamente admissível.
A DRE é utilizada como caráter adicional na evidenciação contábil, jamais podendo ser substituída por outra demonstração.
DRE projetada, é o fluxo final
...