A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
Por: alana050489 • 18/6/2020 • Trabalho acadêmico • 3.891 Palavras (16 Páginas) • 1.000 Visualizações
A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
Contabilidade como ferramenta para a gestão empresarial
Alana Costa de Sena Alda Maria Correa Moraes Ricardo Oliveira Nascimento Rosangela Oliveira Nascimento
Prof. Tutor Expedito Ferreira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Bacharelado em Contabilidade (CTB0443) – Seminário Interdisciplinar III
20/06/2018
RESUMO
O presente paper foi realizado através de pesquisa bibliográfica, e tem como objetivo mostrar a importância da Contabilidade na gestão das empresas, por se tratar de uma área que faz a ligação entre as demais áreas e, por ser capaz de gerar e interpretar informações, resultando no fornecimento de relatórios adequados à necessidade de cada seguimento empresarial, o que permite amparar o processo de tomada de decisão. Estas decisões, por exemplo, podem ser a aquisição de financiamento de capital de giro para reforço de estoque ou financiamento de máquinas para aumento de produção, ou o reforço de cobrança das duplicatas a receber e corte de vendas a longo prazo, ou a paralisação das compras de mercadorias em virtude de estoques muito grandes, ou ainda o corte de gastos em determinado setor que não está com desempenho desejado, com intuito de garantir maior competitividade da empresa, etc.
Palavras-chave: Contabilidade gerencial. Gestão empresarial. Tomada de decisão
INTRODUÇÃO
A contabilidade ao longo dos anos tem deixado de ser apenas a demonstração pura dos números, ela vem atendendo de maneira a proporcionar subsídios estratégicos nas tomadas de decisões nas mais diversas áreas das empresas, visando a melhora nos processos internos, diminuição de custos, alavancagem operacional e otimização dos recursos com pessoal.
O crescimento irregular e volúvel de uma organização pode trazer consequências graves em seu desenvolvimento financeiro, sua expansão e solidificação de mercado, chegando muitas vezes a grandes endividamentos e até mesmo situações onde a solução é encerrar as atividades. Uma empresa mal estruturada e sem visão de seus acontecimentos contábeis, será uma “presa fácil” para o mercado competitivo, pois não terá capacidade de expansão e solidificação.
Para que uma empresa possa se estruturar de maneira adequada e competitiva é necessário o desenvolvimento de Processos de Planejamento Estratégico, sendo possível identificar a posição do mercado onde está atuando, avaliar melhor os tipos de decisões que precisam ser tomadas e alcançar os objetivos traçados, maximizando seus lucros e resultados.
Esta pesquisa tem como objetivo de identificar a importância da contabilidade nos negócios empresariais, evidenciando a sua influência nos processos de tomada de decisões, de planejamento e de controle.
CONCEITO E FUNÇÕES DA CONTABILIDADE
Cardozo (2016, p.10) conceitua contabilidade como sendo a ciência que registra os eventos de natureza econômico-financeira (públicos ou privados), estuda suas consequências na dinâmica financeira, bem como trata e organiza sua divulgação por intermédio de demonstrações técnicas próprias, mais conhecidas como “demonstrações contábeis” ou, simplificadamente, “balanços”.
Já Marion (2018, p.5), diz que a contabilidade pode ser considerada como sistema de informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisão.
O objetivo principal da contabilidade, portanto, é o de permitir aos usuários, a avaliação da situação econômica e financeira de uma entidade, bem como fazer as interferências sobre suas tendências futuras.
Para isso, a contabilidade se utilize de métodos quantitativos, porém, não se pode confundi- la com as ciências matemáticas (ou exatas), que têm por objetivo as quantidades consideradas abstratas que independem das ações humanas. Na Contabilidade, as quantidades são simples medidas dos fatos que ocorrem em função da ação do homem.
TIPOS DE CONTABILIDADE E A CONTABILIDADE GERENCIAL
Segundo Marion (2018, p.7 e p.8), existem os seguintes tipos de contabilidades:
Contabilidade Financeira: é a contabilidade geral, necessária a todas as empresas. Fornece informações básicas a seus usuários e é obrigatória para fins fiscais. Desta forma, de acordo com a
área ou a atividade em que é aplicada, recebe várias denominações: Contabilidade Agrícola (aplica da às empresas agrícolas); Contabilidade Bancária (aplicada aos bancos); Contabilidade Comercial (aplicada às empresas comerciais); Contabilidade Hospitalar (aplicada aos hospitais); Contabilidade Industrial (aplicada às indústrias); e mais: Contabilidade Imobiliária, Contabilidade Pastoril, Contabilidade Pública, Contabilidade de Seguros, etc.
Contabilidade de Custos: está voltada para o cálculo e a interpretação dos custos dos bens fabricados ou comercializados, ou dos serviços prestados pela empresa.
Contabilidade Gerencial: voltada para fins internos, procura suprir os gerentes de um elenco maior de informações, exclusivamente para a tomada de decisões. Diferencia-se das contabilidades já abordadas, pois não se prende aos princípios tradicionais aceitos pelos contadores. O profissional que exerce a Contabilidade Gerencial também é conhecido como controller.
Logo, as informações geradas pela contabilidade gerencial, apresentam indicadores da situação da organização, tornando possível a verificação de seu desempenho, sendo uma importante fonte que dará o suporte para o planejamento empresarial.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS DA CONTABILIDADE NO PROCESSO DE GESTÃO EMPRESARIAL
Como já dito anteriormente, o principal objetivo da Contabilidade é prover seus usuários de informações úteis e em tempo hábil, sendo o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, e o faz através de relatórios que expõem resumida e ordenadamente os dados colhidos (MARION, 2018, p. 19).
...