ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO DE UMA ORGANIZAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO :o caso do Banco Mercantil
Por: Vdanielle12 • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 4.325 Palavras (18 Páginas) • 579 Visualizações
INSTITUTO BELO HORIZONTE DE ENSINO SUPERIOR[pic 1]
CURSO:CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Aldenice da Silva Oliveira
Héltrio Carreiro Morais
Héltrio Carreiro Morais Junior
Osvaldo José de Paula Júnior
Leonardo Silva Lopes
Rodrigo Guimarães Pacheco
Rodney Araújo Dias
ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO DE UMA ORGANIZAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO :o caso do Banco Mercantil
BELO HORIZONTE - MG
2013
Aldenice da Silva Oliveira
Héltrio Carreiro Morais
Héltrio Carreiro Morais Junior
Osvaldo José de Paula Júnior
Leonardo Silva Lopes
Rodrigo Guimarães Pacheco
Rodney Araújo Dias
ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO DE UMA ORGANIZAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO :o caso do Banco Mercantil
Artigo Apresentado ao Instituto Brasileiro de Ensino Superior como parte das exigências do curso de Ciências Contábeis para obtenção do Título Bacharel em Ciências Contábeis Orientador: Professor Mestre Paulo Stigert
BELO HORIZONTE - MG
2013
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo informar as características do Mercado Financeiro de capitais, bem como a Historia da Bolsa de Valores Brasileira e como funciona a abertura de capital de Empresas Brasileiras de Acordo com IRFS (International Financial Reporting Standards).
Estudaremos o Caso do Banco Mercantil do Brasil S/A, analisando os principais Indicadores de Desempenho nos anos de 2012 e 2013, mostraremos a composição do quadro social da empresa, organograma, posição , bem como o objetivo em relação ao mercado que a instituição tende alcançar e vem conseguindo alcançar.
Palavras Chaves: Mercado Financeiro, Bolsa de Valores e Empresas.
ABSTRACT
This Work aims to inform the characteristics of Financial Capital Markets and the History of the Brazilian Stock Exchange and how the IPO of Brzilian Companies in Accordance With IFRS ( International Financial Reporting Standrds) Works.
We Sill Study th case of Banco Mercantil do Brazil S/A, analyzing Key performace indicators for the years 2012 and 2013, Show the composition of the membership of the company, organization chart, positon as well as the objective for the market that the institution tends achiev and hás beem able to achieve.
Financial Markets, Securities and Business Case: Keys words.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS GERAIS
2.1 Objetivos Específicos
3 JUSTIFICATIVA
4 REFERENCIAL TEÓRICO
5 METODOLOGIA
6 DESENVOLVIMENTO
7 CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa fazer comentário sobre o mercado financeiro de capitais, dando as características e abordando a Historia da Bolsa de Valores Brasileira.
Com a implantação das Normas Internacionais de Contabilidade a IRFS- International Financial Reporting Standards, demonstraremos como funciona a Abertura de Capital das Empresas Brasileiras, passo a passo.
No primeiro tópico apresentaremos as características que envolvem o mercado financeiro, apresentado a variação dos indicadores financeiros do período de 2012 a 2013 da Instituição financeira Banco Mercantil do Brasil S/A.
No segundo tópico, informaremos leis que embasam a publicação deste artigo.
Finalmente iremos apresentar um estudo de Caso do Banco Mercantil do Brasil S/A, analisando os Principais indicadores de Desempenho nos anos de 2012 e 2013, , mostraremos a composição do quadro social da empresa, organograma, posição , bem como o objetivo em relação ao mercado que a instituição tende alcançar e vem conseguindo alcançar.
A primeira bolsa de valores no Brasil surgiu no ano de 1845 com a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Futuramente surgiria nas principais localidades brasileiras como em Recife, Espírito Santo, Salvador, Minas Gerais, Brasília, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Paraná.
Entre aquelas que tiveram maior importância para o mercado de capitais podemos citar a Lei nº 4.537/64, que instituiu a correção monetária, através da criação das ORTN, a Lei nº 4.595/64, denominada lei da reforma bancária, que reformulou todo o sistema nacional de intermediação financeira e criou o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central e, principalmente, a Lei nº 4.728, de 14.04.65, primeira Lei de Mercado de Capitais, que disciplinou esse mercado e estabeleceu medidas para seu desenvolvimento.
A origem do Banco remonta a 02 de fevereiro de 1943, na cidade de Curvelo, centro-norte do estado de Minas Gerais, onde foi fundado por empresários locais. Em 1953, ainda com o nome de Banco Mercantil de Minas Gerais S.A., foi adquirido pelos Srs. Oswaldo de Araújo e Vicente de Araújo. A sede foi transferida para Belo Horizonte, MG, e iniciou-se a conquista de sua tradição de segurança e solidez, baseada em uma filosofia de crescimento sustentado.
Convido você leitor ao acompanhamento e da leitura deste trabalho.
...