APS - Administração Financeira
Por: raquelmemeli • 16/4/2021 • Trabalho acadêmico • 3.656 Palavras (15 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DO ESPÍRITO SANTOS - FACES
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
CARMEM JULIA SOARES PINHEIRO
DÉBORA VIEIRA RODRIGUES
RAQUEL MEMELI LOPES
1º SEMESTRE
VITÓRIA
2020
FACULDADE DO ESPÍRITO SANTOS - FACES
APS - ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
Atividade Prática Supervisionada (APS) da empresa Donna’s, exposto a instrutor Marcelo Fardin como requisito para conclusão do primeiro semestre do curso superior em Administração, na instituição de ensino FACES.
VITÓRIA
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3
1.1 RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
2. RESUMO DO BALANÇO PATRIMONIAL MARISA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5
3. CÁLCULO DOS INDICES. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6
4. ANALISE DO BALANÇO PATRIMONIAL. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .9
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
6. REFERÊNCIAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .11
1. INTRODUÇÃO
O Programa de APS (Atividades Práticas Supervisionadas) é realizado pelos alunos do curso de graduação em Administração de Empresas, da Faculdade do Espírito Santo (FACES).
A APS tem como objetivo geral propiciar aos alunos uma fundamentação prática dos conceitos teóricos explorados na disciplina de evolução do pensamento administrativo de uma determinada empresa (geralmente de pequeno ou médio porte).
Os participantes desse grupo realizaram uma análise e diagnóstico organizacional do balanço patrimonial da empresa Marisa, em busca de promover uma visão integrada da disciplina, desenvolverem o trabalho em equipe, inserindo-os nas práticas administrativas da empresa.
Os objetivos desse APS são: contribuir para a compreensão de que as organizações, enquanto sistemas dinâmicos necessitam da aplicação de conceitos adequados, advindos da evolução administrativa, para que sua sobrevivência seja garantida.
Bernardo Goldfarb, fundador da Marisa, pratica-mente nasceu dentro da loja de sapatos de seu pai.
A primeira loja, a Marisa Bolsas, aberta em 1948, aos poucos conquistou as mulheres. Venden-do pronta entrega de estoques de grandes fabri-cantes a preços competitivos, esse empreendedor pioneiro encontrou o seu nicho e o seu público.
Com o nome Marisa Malhas, terceira loja do grupo, iniciou-se o processo de expansão. Sempre com a filosofia de oferecer às mulheres roupas de qualidade por um preço que elas podiam pagar, a Marisa teve um desenvolvimento gradativo e pla-nejado. Foram passos largos e precisos de uma eficiente estratégia de crescimento que resultou na empresa, genuinamente brasileira, que é refe-rência em moda feminina no País.
A Marisa é a maior rede de lojas de varejo especializada em moda feminina e moda íntima e uma das maiores redes de lojas de departamento de vestuário feminino, masculino e infantil do País.
1.1 RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS
Este APS é redigido como resultado das análises feitas através da disciplina administração financeira, durante o primeiro semestre da Faculdade do Espírito Santo (FACES), abordar-se-á temas essenciais na área do balanço patrimonial da empresa.
Examinamos as demonstrações financeiras individuais e consolidadas da Marisa Lojas S.A. (Companhia), identificadas como controladora e consolidado, respectivamente, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2018 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas.
Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras individuais e consolidadas, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações financeiras. As interpretações dos dados foram feitas por meio da análise do conteúdo. Os dados coletados foram selecionados de acordo com os objetivos propostos.
2. RESUMO DO BALANÇO PATRIMONIAL MARISA
[pic 2]
3. CÁLCULO DOS INDICES
CCL = AC - PC LT = AC + ARLT / PC + PELP
LC = AC / PC SG = AT / PE
IE = E / CCL GE = PE / AT
ICP = PL / TA GT = PL / PE
IAP = AP / PL NCG = ACO - PCO
LI = D / PC TRT = LT / AT
LS = AC - E / PC RP = LL / PL
X1+X2+X3-X4-X50
BALANÇO PATRIMONIAL DA EMPRESA COMERCIAL MARISA NOS ANOS DE 2017 E 2018.
...