APS ADMISTRAÇÃO FINANCEIRA
Por: Naticastro • 15/8/2017 • Trabalho acadêmico • 3.130 Palavras (13 Páginas) • 260 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. INDICADORES DE DESEMPENHO 5
1.1. Análise dos Indicadores de Desempenho 5
2. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL 8
2.1. Diagnóstico financeiro da empresa 8
2.2. Análise da Rentabilidade 8
2.3. Análise do Equilíbrio Financeiro 9
2.4. Análise da eficiência da atividade 11
2.5. Limitações da análise de indicadores 12
3. ANÁLISE EMPRESARIAL 14
3.1. Empresa Duratex S.A. 14
4. ANÁLISE DOS BALANÇOS PATRIMONIAIS 15
4.1. Balanço Consolidado 15
4.2. EBITDA 16
4.3. Lucro Líquido 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS 19
INTRODUÇÃO
O Trabalho de Conclusão da Disciplina (TCD), apresentada como exigência para a avaliação do curso de Administração da Universidade Paulista, tem por finalidade auxiliar os discentes na aprendizagem e absorção do conteúdo programático proposto pela disciplina em curso, visando assim capacitá-los profissionalmente.
O presente trabalho, tem por objetivo principal analisar o conceito de Administração Financeira e suas principais atividades dentro das organizações.
- INDICADORES DE DESEMPENHO
- Análise dos Indicadores de Desempenho
Os indicadores de desempenho são utilizados para que os administradores possam analisar a situação econômico-financeira da organização em qualquer momento.
A análise dos indicadores de desempenho, proporciona tomada de decisões, ajustando desvios que por ventura estejam prejudicando o desempenho das operações, ou, ajuda a aproveitar as oportunidades destacadas pelos índices.
Podemos destacar os seguintes indicadores:
- Ticket Médio: é o valor médio adquirido de cada venda. Para chegar à esse valor é preciso dividir o valor total de faturamento pelo número de vendas.
Ticket Médio = faturamento / número de vendas
Essa análise é importante para avaliar se a organização vende mais produtos de menos valor ou produtos de mais qualidade e menos quantidade. Sendo assim, poderá saber em qual área deverá focar suas estratégias. Também pode ser utilizado para saber quais vendedores vendem mais ou menos.
- Margem de Contribuição: a MC permite saber se o lucro das vendas dos produtos é capaz de pagar as despesas fixas e os custos e ainda gerar lucro. Para calcular a margem de contribuição é necessário subtrair do faturamento os custos variáveis e despesas variáveis.
Margem de Contribuição = Faturamento - (custos variáveis+despesas variáveis)
Essa análise é fundamental para que os administradores possam planejar e tomar decisões relacionadas aos investimentos e expansão da organização.
Alguns fatores como comissões sobre as vendas e o valor dos fretes podem aumentar a MC. Negociar melhores percentuais pode gerar aumento mesmo que esse percentual seja pequeno.
- Ponto de Equilíbrio: o ponto de equilíbrio ou ponto crítico de vendas ou ainda Break-Even-Point, é utilizado para saber quanto a organização deve vender para suprir todas as despesas e custos sem ter prejuízo. Ou seja, o ponto de equilíbrio é quando as vendas é igual as despesas totais e aos custos, não gerando lucro nem prejuízo. Para calcular é necessário somar as despesas fixas com as despesas financeiras e dividir pela porcentagem da margem de contribuição.
Ponto de Equilíbrio = Custos e Despesas Fixas / Índice de Margem de Contribuição
Esse cálculo é importante para que a organização saiba exatamente qual o mínimo deve ser vendido para não gerar prejuízo e sem esse cálculo não há como saber. Também é importante para saber ao iniciar uma empresa qual o mínimo a ser vendido para se tornar viável ou se a organização já existe, é importante para traçar metas mínimas de vendas para que a empresa possa gerar lucro e crescer.
- Lucratividade (%): esse indicador demonstra o poder de ganho da empresa comparando o lucro líquido com a relação ao seu faturamento total (que pode ser o total de vendas, de serviços ou ambos). É utiliza a seguinte fórmula.
Lucratividade = (Lucro Líquido / Faturamento) * 100
Esse cálculo é importante para saber se o negócio da empresa justifica ou não a operação, ou seja, se as vendas são suficientes para gerar lucro e ainda pagar os custos e as despesas. Esse indicador em percentual, facilita para a comparação com outras empresas.
- EBITDA: é um termo em inglês que significa Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, que traduzido para o português gera outra sigla LAJIDA, que significa, Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Para calcular o EBITDA mesmo que já esteja na sigla, mas utilizando a fórmula fica mais fácil entender.
EBITDA = Lucro Operacional + Depreciações + Amortizações
Este cálculo é bastante utilizado no mercado de ações, por possibilitar a comparação direta de organizações. Esse indicador possibilita que seja analisado o processo de geração de valor como um todo e não só o resultado final da organização.
...