ATIVIDADE ESTRUTURADA DE AUDITORIA OPERACIONAL
Por: alveselen • 8/6/2017 • Trabalho acadêmico • 3.092 Palavras (13 Páginas) • 440 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO FIC
NÚCLEO: PARANGABA
TRABALHO DE AUDITORIA OPERACIONAL
PROFA NAYANA
EQUIPE:
ELEN ALVES DE ARAÚJO
MÔNICA VALESCA VERAS MACHADO
YARA YNGRID MELO DE ALMEIDA
- INTRODUÇÃO
Atualmente, as organizações presenciam um momento de competição ampla, oriundo de um processo de globalização, no qual a inovação e as formas de gestão geram vantagens competitivas. Nesse sentido, as empresas buscam formas inovadoras de ganhar parcelas no mercado, destacando-se em apresentar qualidade nos produtos e serviços ofertados, além de uma gestão transparente.
Diante desse contexto, surge o processo de auditoria como forma de facilitar essa gestão transparente, orientando as empresas a executarem suas atividades de forma legal, implantando bons controles internos e de forma eficiente, com a finalidade de crescimento e desenvolvimento organizacional.
O presente trabalho tem como objetivo compreender as classificações de auditoria que contemplam os mais diversos campos de atuação de seus profissionais; relatar os tipos básicos de auditoria e visualizar os conceitos teóricos de auditoria operacional.
O trabalho aqui apresentado, exigido para complemento da nota AV2 da disciplina Auditoria Operacional, profa Nayana, foi desenvolvido pela equipe (Elen, Mônica e Yara) em três partes. A primeira parte trata-se da investigação/pesquisa compreendida por um questionário.
A segunda parte se deu através de uma pesquisa de campo “in loco”, realizada pela equipe no dia 19 de novembro de 2015, na prefeitura Municipal de Aquiraz. Essa pesquisa contemplou os seguintes tópicos gerais:
- Pesquisa dentro do conceito de auditoria Governamental, qual é o órgão responsável pela fiscalização e auditoria relativas às aplicações do dinheiro na Prefeitura Municipal de Aquiraz;
- Busca de informações que relatassem como acontece o Sistema de Controle Interno dentro da Prefeitura Municipal de Aquiraz, além de demonstrar o que são itens de controle interno e como são aplicados.
Na terceira parte foi realizada análise documental quanto ao relatório de auditoria interna e externa, atendendo ao tópico geral abaixo.
- Especificamente com relação à auditoria operacional, foi realizado um levantamento dos relatórios de auditoria que a Prefeitura Municipal de Aquiraz publicou no Tribunal de Contas do Município (TCM), evidenciando os elementos pertencentes tanto à auditoria interna como à externa.
A equipe realizou uma entrevista com perguntas previamente elaboradas (questionário anexo), inserida no contexto geral dos três pontos abrangentes citados acima. Os respondentes da entrevista foram: 1. Secretário Geral de Finanças do Município de Aquiraz, prof. Dr. Marcus Vinícius Veras Machado e 2. Controladora Geral do Município de Aquiraz, Sra. Niedja Freires Pereira.
1º PARTE DO TRABALHO
QUESTIONÁRIO DE 10 PERGUNTAS
- PERGUNTAS PREVIAMENTE ELABORADA PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA AUDITORIA OPERACIONAL
- O que é auditoria?
R – É o conjunto de procedimentos técnicos que consiste na verificação da veracidade e fidedignidade dos dados contidos nas demonstrações contábeis, que tem por objetivo a emissão de um parecer técnico sobre essas demonstrações.
- Quais os objetivos da auditoria?
R – Os principais objetivos são: 1. Aumentar o grau de confiança das demonstrações contábeis; 2. Evita ou encontrar algum desvio, erro, equívoco ou fraude de recursos financeiros, patrimoniais ou econômicos da empresa; 3. Corrigir os desperdícios, improbidade, negligência e a omissão de notas explicativas dos demonstrativos contábeis da organização.
- Quais empresas são obrigadas a passar pelo procedimento de auditoria?
R – Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) deve ser auditada uma vez no ano (As instituições financeiras (Resolução 3.198/2004) e as empresas de seguro, devem ser auditadas a cada seis meses. As empresas de companhia aberta (lei 6.404/76), uma vez no ano. As empresas classificadas como grande porte (lei 11.638/07) , com faturamento superior a R$ 300 milhões (por ano) ou que tenham ativos totais superiores a R$ 240 milhões, são auditadas obrigatoriamente uma vez no ano, e outras entidades de acordo com leis, resoluções especificas etc.
- Como é caracterizada a auditoria independente?
R – É caracterizada auditoria independente, uma auditora exercida por um auditor independente inscrito no CRC e na CVM, capaz de emitir um parecer com a finalidade de aumentar o grau de confiança dos demonstrativos contábeis da empresa auditada, e que ainda tenha independência de pensamento e aparência de independência.
- Quem pode exercer a função de auditor independente?
R - Auditor independente, devidamente cadastrado na CVM, integrante de uma firma de auditoria contratada pela empresa a ser auditada para emissão de opinião.
- Quais as principais diferenças entre auditoria interna e externa?
R – Auditoria interna é exercida por um profissional que compõe o quadro de funcionários da entidade, o qual auxilia a organização a alcançar seus objetivos. A auditoria externa é realizada por um auditor externo ou independente, sendo o contador habilitado por registro no CRC e CVM, e tem como principal finalidade emitir opinião que possibilite aumentar o grau de confiança dos usuários em relação aos demonstrativos contábeis.
- Quais as etapas de auditoria independente?
R – 1. Planejamento, que é a realização do plano antecipado dos objetivos a serem atendidos, onde se realiza o escopo do trabalho de auditoria; 2. Execução é a própria realização da atividade de auditoria; 3. Relatório, que é a emissão de parecer sobre os achados no trabalho de auditoria.
- O que são controles internos?
R – É a implementação e manutenção de ambiente seguro quanto a realização dos objetivos da empresa, quanto à confiabilidade dos relatórios financeiros com eficiência das operações e conformidade comas leis e regulamentos aplicáveis. O processo de implementação deve ser mantido pela governança, administração da empresa e funcionários.
...