ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas - Contabilidade gerencial
Por: mar2015cio • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.500 Palavras (14 Páginas) • 356 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Unidade de ensino: Taguatinga FACNET
Curso: Ciências Contábeis
SUMARIO
Introdução ---------------------------------------------------- pag. 3
Etapa 1 passos1 e 2----------------------------------------- pag.3
Etapa 1 passos 3 --------------------------------------------- pag.6
Etapa 2 passos1 e 2 ----------------------------------------- pag. 7
Etapa 2 passos3--------------------------------------------- pag. 9
Etapa 3 passos 1 e 2----------------------------------------- pag. 10
Etapa 3 passos 3 ---------------------------------------------- pag. 11
Etapa 4 passos 1,2 e 3 --------------------------------------- pag. 11
Conclusão------------------------------------------------------ pag. 13
Bibliografia---------------------------------------------------- pag.14
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho foiresolver um desafioda produção de uma lista de verificação e uma apresentação das habilidades requeridasdo Contador Gerencial. A equipe de trabalho elaborou uma Lista de Verificação e uma apresentaçãodas habilidades requeridas do Contador Gerencial, com as principais informações que foramtrabalhadas na possibilidade de exercer uma Consultoria Contábil, englobando desde osconceitos de custos até a Contabilidade Gerencial contemporânea.Ao desenvolver esta atividade evidenciamos as melhores práticas para umgerenciamento eficaz das informações contábeis ecompetências e habilidades para poder desenvolver um trabalho de Consultor.
DESENVOLVIMENTO
ETAPA 01(passo 1,2 e3)
Evidenciamos a relevância da Contabilidade Gerencial em sua atuaçãoprofissional.
Respondemos às questões apresentadas a seguir, com base no texto lido no Passo 1 desta Etapa,citando o(s) autor(es) que justifica(m) suas respostas.
- Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?
Segundo Sérgio de Iudícibus (1987) “a Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços, etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório”.
A função da contabilidade gerencial estará relacionado com a determinação e cumprimento da missão das organizações.
Atkinson, Banker, Kaplan e Young, conceituam a “Contabilidade Gerencial – Informação que cria valor – Sistemas contábeis gerenciais efetivos podem criar valor considerável, pelo fornecimento de informações acuradas e oportunas sobre as atividades necessárias para o sucesso das organizações de hoje.”
A Contabilidade Gerencial a partir de 1995 começou a focar no processo de gestão e informação para reduzir perdas e desperdícios a fim de alavancar a geração de valor através dos procedimentos contábeis juntamente com as tecnologias, sendo que direcionarão a tomada de decisão, através de como gerar valores aos clientes, acionistas, cotistas, fornecedores e colaboradores com a finalidade na criação de valor para o proprietário.
De acordo com Padoveze, “Assim, o conceito de criação (ou adição) de valor na Contabilidade Gerencial, como em finanças, está ligado ao processo de geração de lucro para os acionistas”.
Na evolução da Contabilidade Gerencial, a partir de 2000, o foco começa a centralizar mais nas atividades e sistemas de informações de monitoramento da estratégia, com destaque ao trabalho dos autores Kaplan e Norton (1997) através do modelo de controle de metas estratégicas, o chamado Balanced Scorecard e coligando a Contabilidade Gerencial a função de Gestão de Riscos.
A Contabilidade Gerencial está focada para fornecer informação ao administrador da empresa, ou aqueles que são responsáveis pela direção e controle dentro de suas unidades de negócios. A Contabilidade Gerencial faz parte das áreas: Ciências Contábeis e Administração Financeira, onde a disciplina será utilizada como ferramenta para administração de acordo com a informação contábil.
- Quais os três Macroconjuntos de Informações? Explicá-los.
Premissas básicas para informação contábil com a finalidade da validação integral no processo de gestão administrativa:
1. Sua necessidade como informação;
2. Seu planejamento e controle
3. Necessidade da informação.
A informação deverá ser tratada como qualquer outro produto que esteja disponível para consumo, em que o consumidor poderá desejá-la quando for necessária e consequentemente, útil. Caberá aos contabilistas construir esse produto/serviço com qualidade e custos competitivos.
Conforme Padoveze (2010), essa necessidade de informação é determinada pelos usuários finais, ou melhor, por seus consumidores. O contador gerencial é aquele que sabe perfeitamente que a informação que faz parte de seu sistema foi elaborada para atender às necessidades de outros. Deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões-chaves que serão tomadas baseadas no Sistema de Informação Contábil Gerencial.
Os pontos fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade dentro de uma entidade, são os seguintes:
Operacionalidade
Informações deverão ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional. O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos.
Integração e Navegabilidade dos Dados
Para considerar um sistema de informação contábil como integrado quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento da informação contábil estejam abrangidas por um único sistema de informação contábil e todos devem utilizar de um mesmo e único sistema de informação (PADOVEZE, 2010).
...