ATPS - Comportamento Organizacional
Por: Ricardoaq • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 223 Visualizações
CAPÍTULO 4 Definir Percepção e Comunicação e relacionar os conceitos à arte de administrar
A PERCEPÇÃO.
Percepção é o processo pelo qual as pessoas organizam e interpretam informações
captadas pela visão e de uma forma natural organiza e estrutura os elementos qua podem ser através das semelhanças ou proximidades. Usando algumas estratégias perceptivas definir facilmente pela sua qualidade, forma, claridade do ambiente são elas:
A estrutura – Semelhanças ou Proximidades
Segregação - Figuras em fundos indefinidos e reentrantes;
Pregnancia - Figuras de boas formas, ou seja, simples, regulares, simétricos e equilibrados;
Constancia – Tamanho, forma e cor;
Temos também a percepção da profundidade e da distância que são :
- Indicadores fisiológicos:
Acomodação do cristalino;
Convergência binocular;
Disparidade retiniana;
- Indicadores ambientais:
Contraste luz-sombra;
Perspectiva;
Tamanho relativo;
Nitidez;
Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos, a medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera.
Diversos experimentos com percepção visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações. As ilusões de óptica e alguns jogos, como o dos sete erros se baseiam nesse fato, passa-se a considerar cada vez mais a importância da pessoa que percebe, estuda tudo em sua volta, analisa, tira informações e processa de forma que possa lhe ser útil, presença e a condição do observador modificam o fenômeno.
Comunicação
A comunicação sempre estive presente na evolução das estratégias empresariais e na própria evolução das organizações e cada vez mais, assumido um papel importante na prática de gestão empresarial no mundo globalizado.
A comunicação tem basicamente sete elementos: a fonte; o emissor; a mensagem; o receptor; o canal de comunicação; o código, o qual pode ser verbal ou não; o sistema de comunicação.
Comunicar significa interagir, estabelecer um contato que tem por objetivo transmitir informações, buscar um entendimento e estabelecer a compreensão. Existem três principais elementos de do discurso em uma estratégia de comunicação:
Ethos – Visa a credibilidade pessoal do emissor
Pathos – Desperta as emoções dos ouvintes e os faz concordar com a mensagem
Logos – Pode ser trabalhado por dois caminhos: argumentativo ou indução.
Comunicação é um campo de conhecimento da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as conversas pessoais, troca de e-mails, etc...
A Comunicação é primordial em uma organizacional empresarial, compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa, junto aos seus públicos de interesse consumidores, empregados. ou junto à opinião pública
A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens) , o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.
Hoje, exige-se do profissional da área não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios.
...