ATPS - Estrutura e Análise
Por: Rogério Maia • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.863 Palavras (8 Páginas) • 237 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A[pic 1]
Contabilidade Internacional
Anápolis-GO, 2015
Faculdade Anhanguera de Anápolis[pic 2]
ATPS Contabilidade Internacional
Ciências Contábeis, 7º Período
Prof.: Contabilidade Tributária
Acadêmicos:
[pic 3]
Anápolis-GO, 2015
Índice[pic 4]
1 Introdução
2 Etapa 1
2.1 Passo 4
3 Etapa 2
3.1 Passo 1
3.2 Passo 3
3.3 Passo 4
4 Conclusão
5 Bibliografia
Introdução
Compreendendo as mudanças neste mundo globalizado, se há a necessidade de informações mais rápidas e precisas vem sendo desenvolvida ao longo do tempo, e com isso estão havendo várias mudanças, principalmente na área contábil, em que é o setor por onde passam todas as informações de qualquer entidade, sendo micro, pequena, média ou grande porte. As mudanças a qual nos referimos já são realidade, em que podemos vivenciar, é a criação das normas internacionais de contabilidade.
Por este motivo estaremos desenvolvendo este trabalho de ATPS da disciplina de Contabilidade Internacional, com a intenção de compreender melhor estas normas a que estão sendo submetidas essa nova contabilidade.
Etapa 1
Passo 4
De acordo com o IAS 1 Presentation of Financial Statements, que trata das das demonstrações que devem ser apresentadas pelas empresas, assim como também trata da forma que devem ser apresentadas essas demonstrações. E de acordo com esta norma uma entidade deve apresentar as seguintes demonstrações independente que ela seja consolidada ou não:
- Balanço patrimonial.
- Demonstração do resultado.
- Demonstração das mutações do patrimônio líquido
- Demonstração dos fluxos de caixa e.
- Notas explicativas.
Onde se faz necessário que estas demonstrações financeiras apresentem dados a respeito do ativo, do passivo, do patrimônio líquido, das receitas e despesas, das contribuições dos proprietários e de como é feita as distribuições a estes e também façam a demonstração a respeito dos fluxos de caixa, assim também com exige que sejam apresentados dados dos períodos anteriores.
O principal motivo que torna necessário que uma apresentação de demonstrações de uma entidade deve trazer todas essas informações é que ela seja útil a tomada de decisões, seja essas decisões a de um administrador da empresa a fim de decidir se a forma que está sendo conduzida a administração da entidade está sendo feita correta levando a empresa a ter lucro ou mesmo que seja para evidenciar a um investidor que esta empresa é sólida e é passível de receber seu capital para investir.
Para apresentar essas informações a entidade ao elaborar estas demonstrações deve seguir alguns preceitos, tais como: apresentação justa e em conformidade com os IFRS, pressuposto de continuidade, regime de competência, consistência de apresentação, materialidade e agregação, não compensação de ativos e passivos e como já foi expressado que tenha informações de caráter comparativo.
De acordo com o que foi verificado e pesquisado pelo grupo, as demonstrações da Excelsior Alimentos S.A. respeitam as instruções e normas trazidas pelo IAS 1 e Estrutura Conceitual, onde por exemplo em suas demonstrações na página 11 traz a Declaração de Conformidade, onde informa que: “As demonstrações contábeis foram preparadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, em observância à Lei das Sociedades porAções - Lei das S.As., considerando as alterações introduzidas através das Leis 11.638/07 e 11.941/09 e os pronunciamentos, interpretações e orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, aprovados por resoluções do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, e normas da Comissão de Valores Mobiliários - CVM.
Também é exigido que por exemplo no Balanço Patrimonial os recursos e as obrigações sejam apresentadas respeitando um período de vencimento de até um ano, onde tudo que for direito com vencimento após um ano ou obrigação a ser liquidada a igual período esteja classificado em como não correntes, e a empresa respeita este princípio onde por exemplo traz na página 12 e 13 a título de exemplo nas contas: Contas a Receber e Fornecedores tudo que tiver vencimento superior a um ano foi classificado como não circulante.
Também é importante destacar que como exigido no IAS 1 as demonstrações da Excelsior Alimentos S.A traz em Notas Explicativas página 11 traz informações acerca dos objetivos da entidade sua política e processos quando retrata de forma sucinta o contexto operacional.
Etapa 2
Passo 1
Regras Para Mensuração de Estoques
O principal objetivo do CPC 16 é estabelecer o tratamento contábil para os estoques, proporcionando orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução usada para atribuir custos aos estoques.
...