TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Tecnicas de negociação etapa 1 e 2

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

É comum nos dias de hoje com a globalização e o crescimento acelerado, empresas e empresários buscarem técnicas de negociações diversas, para melhor atender clientes e também melhorar o ambiente de trabalho. Negociar é uma arte em que é preciso ouvir ambas das partes, para se chegar a um acordo que possa ser viável para todas as partes envolvidas fazendo assim uma comunicação bilateral para se chegar aos resultados (ganha-ganha).

Os mercados de trabalho estão cada vez mais competitivos e profissionais que tenham em seu currículo a facilidade de se comunicar (em varias línguas) e que se atualizam sempre com as novidades, iram sair na frente dos de mais; é importante sempre buscar conhecimento e informações do por quê? E pra que? para se ter êxito. Conhecer intimamente o produto ou serviço oferecido por você e também tentar saber da oferta do concorrente é um bom método também medir os pros e os contras, ter ciência do tempo que se vai gastar, pois sempre existem pessoas que são desesperadas para fechar negócios, e acabam se arrependendo no futuro, sempre pesquise se aquela oferta é melhor mesmo ou se a qualidade do produto não deixa a desejar. É importante manter o foco e prestar muita atenção em tudo observar também os aspectos de comunicação como a linguagem corporal, a gesticulação entonação de voz etc. Tentar não ser hostil e respeitar sempre a vez da outra parte de argumentar, quem chega a uma negociação com uma estratégia bem elaborada, sempre tem maior firmeza nas palavras e atitudes tomadas, é claro sabendo que toda pessoa tem seu jeito de lidar e entender as situações. Em relações internacionais essa preparação tem que ser maior ainda, pois todos os países têm suas crenças, religiões, línguas, moeda, maneira de se vestir, entre outras coisas. Saber que culturas de alto contexto tendem a optar por negociações mais longas e duradouras deixando a papelada de lado e ressaltando no que foi dito no ato já as de baixo contexto agem mais rápido não perdem tempo, pois no meio desse crescimento em massa que vivemos no dia de hoje cada segundo e dinheiro perdido é tudo é colocado no papel e seguido a risca.

A identificação e a busca de informação mostram que a tendência é que muitas das negociações hoje sejam feitas pelo uso de ferramentas tecnológicas que vem mostrando resultados e ajudando empresas e negociadores a terem essas experiências internacionais às vezes sem sair da empresa, temos hoje a internet e vários aplicativos no celular que nos fazem ficar conectados com tudo e todos a toda hora em todos os lugares reciclando e coletando informações usando e-mail redes sócias programas de pesquisa, armas que muitos acabam esquecendo ou por falta de interesse mesmo não aprendem a usá-las ao seu favor no ato, ter visão sistêmica e critica para saber bem a hora de prosseguir ou de parar uma relação que pode não ser de bom proveito para nenhuma das partes.

Dentro do processo de negociação devemos sempre ficar de olho nas variáveis básicas para se obter êxito são elas o tempo, poder e informação. O tempo bem administrado faz com que você tenha mais calma, para não fechar negócios precocemente, já a informação nos prepara diretamente para um posicionamento mais adequado e rápido diante de qualquer problema durante o processo, já o poder tem que ser tratado de uma forma sempre cuidadosa o poder em uma negociação nada mais é o leque de saídas e respostas para perguntas que possam aparecer.

O entendimento sistêmico de uma empresa é fundamental para a compreensão e entendimento nas negociações relação chefe e funcionário, as empresas multinacionais e de mão de obra terceirizada vem crescendo muito com o passar dos anos, contribuindo ainda mais para as relações internacionais, no Brasil já existem diversas em varias regiões mas a mão de obra muita das vezes tem que vir de outros lugares como África, China e Japão pois de lá dês de pequenos a cultura já tem implantada o aprendizado de varias línguas. Por isso é sempre bom enfatizar que o negociador, não deve somente se preocupar em saber negociar e sim em estar atualizado todo o tempo com o que a de novo no mundo lendo, pesquisando participando de redes sociais trocando informações com amigos, fazendo alianças e contatos e aprendendo a ouvir sempre o que pode ser uma variável para o que ele trabalha como exemplo cargas tributarias que no Brasil elas mudam constantemente. Uma boa relação com clientes, saber trabalhar com pessoas torna o sistema mais fácil e eficaz trazendo confiança para tomar decisões na hora certa e motivar a equipe no caso de um líder ou chefe, sendo assim a comunicação deve ser sempre tratada com muita exatidão prestando atenção sempre no que esta sendo discutido para que a mensagem seja bem compreendida e não fique nenhuma lacuna no entendimento, temos que entender também que nem sempre se chega ao objetivo, e é muito comum uma terceira parte ajudar no processo de negociação acalmando os ânimos e dando assistência para chegar a um acordo em que ambas as partes sejam beneficiadas, saber que os teus problemas pessoais devem ser esquecidos, ser sempre convincente e ético tentar passar sempre o melhor de tudo para conquistar.

A negociação independente do porque seja sempre esteve presente em tudo o que fazemos em nossa vida vem dês de pequenas com aquelas situações rotineiras como pedir ao pai para dormir fora, ou negociar o futebol de final de semana com a namorada, comprar um sapato e tentar pedir desconto para o vendedor etc. Até crianças de colo com seu choro para seus pais quando esta com fome já esta negociando faz parte da vida e da ordem natural. Negociadores formados com quesito empresarial não são diferentes de pessoas comuns no seu dia a dia, a única coisa que difere é que eles por sua vez tratam com lucros altos de empresas, sócios e consultorias, por isso as habilidades básicas têm que ser conhecidas e sempre atualizadas para o crescimento e entendimento, ver o hoje para planejar o amanha sempre e ter em mente que não se deve deixar nada passar, pois qualquer coisa mal explicada ou representada pode entrar em conflito com o que esta sendo negociado entender que muitas das vezes o que é bom pra você não é bom para todos, cada um tem sua visão de mundo e seus objetivos, respeito gera confiança e diminui conflitos; se colocar no lugar do outro, para entender melhor a oferta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com