ATUAÇAO DA CONTABILIDADE
Por: joaopedrocamilo • 29/5/2015 • Tese • 358 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
A Contabilidade é uma ferramenta indispensável, na qual sua aplicabilidade principal é a de indicar informações garantidas para que as decisões sejam tomadas com maior de segurança e precisão.
As frequentes mudanças no cenário econômico empresarial desafiam a organizações a adequarem suas práticas de gestão à nova realidade de mercado, exigindo das empresas, meios confiáveis de obter elementos indispensáveis ao seu sucesso. Informações adequadas e em tempo hábil para subsidiá-las no processo de tomada de decisão.
O ambiente organizacional transforma-se em alta velocidade constantemente afetando diretamente as organizações, sejam elas bem sucedidas ou não, pois todas têm que conviverem com as frequentes oscilações do mercado e, ao mesmo tempo, buscarem alcançar e manter melhores resultados.
Estudos que avaliem percepções distintas entre grupos na área contábil possuem relevância, tanto prática como teórica, pois possibilitam novos entendimentos e metodologias para o processo de avaliação de desempenho organizacional. O objetivo deste artigo foi avaliar se grupos de indivíduos possuem percepções distintas quanto à relevância de indicadores financeiros e não-financeiros. Para isso, o estudo contou com uma amostra formada por 59 discentes de cursos de pós-graduação da cidade de Salvador-BA, sendo desconsideradas as informações atípicas. Diante disso, a presente amostra foi agrupada considerando-se três critérios: um de natureza cognitiva (formação em contabilidade); outro de natureza biológica (gênero); e por último o de natureza social (tempo de graduado). Para a obtenção dos dados, os participantes responderam um questionário, elaborado a partir de questões presentes na literatura. O tratamento por meio de ferramenta estatística contemplou Testes de Significância para o estabelecimento de diferenças entre as respostas inter-grupos. Os resultados revelaram que: não existem diferenças significativas na escolha de indicadores entre contadores e outros profissionais; não existem diferenças na opção por indicadores entre homens e mulheres; e que existem diferenças significativas na escolha de indicadores não-financeiros entre indivíduos com mais de cinco anos de formação e aqueles com menor tempo. Assim, comprovou-se a hipótese geral estabelecida na pesquisa de que existem grupos de indivíduos que possuem percepções distintas quanto à relevância de indicadores de desempenho não-financeiros. Portanto, demonstrando que as avaliações gerenciais se modificam de acordo com critérios subjetivos, que podem ser identificados por meio de agrupamentos específicos.
...