Abordagens trabalhistas para diferenças individuais e liderança
Tese: Abordagens trabalhistas para diferenças individuais e liderança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelicasilveira • 29/4/2014 • Tese • 3.608 Palavras (15 Páginas) • 299 Visualizações
Este portfólio tem finalidade de ampliar os conhecimentos e relatar a importância para a contabilidade dos temas a seguir: as rotinas trabalhistas as diferenças individuais e a liderança, processo contábil e análise mercadológica regional.
.
DESENVOLVIMENTO
1- ROTINA DE ADMISSÃO - alguns requisitos necessários para a admissão de um funcionário á empresa.
a) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, mesmo em caráter temporário; Obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS do empregado, entregando-lhe recibo desta obtenção para efetuar as anotações e devolvê-la no prazo máximo de 48 horas;
b) Atestado de Saúde Ocupacional - ASO;
c) Preencher o livro ou ficha de registro de empregados, com os dados necessários do trabalhador;
d) Contrato de trabalho: Na CLT, O art. 443 diz que o contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.
e) Importância da apresentação dos documentos para admissão: Os documentos para admissão de empregados são de extrema importância para formalizar a admissão, Identificar o empregado, tanto como pessoa física, como profissional qualificado para o desempenho das suas funções, cumprir as obrigações trabalhistas da empresa frente ao Ministério do Trabalho e Emprego.
2 – DIFERÊNÇAS INDIVIDUAIS
Vivemos em um mundo cheio de “Diferenças”. As pessoas são diferentes entre si, existem diferenças sociais, de raça, religião, hábitos e costumes.
No aspecto jurídico, a própria “Constituição Brasileira” garante a todos o direito de aceitação sem discriminação ou preconceito perante a sociedade.
Diferenças individuais é nossa marca registrada e nós a carimbamos em tudo o que fazemos: na maneira de elogiar ou criticar, no modo como avaliamos as outras pessoas, no trabalho, nos relacionamentos com a família, amigos, etc.
O que é Liderança
Liderar é mais que atribuir tarefas, é ser um profissional com qualidade ímpar. Por isso reconhecer a mudança e o rumo de suas atitudes e estratégias de comercio é o que o difere na hora de ser mais que um profissional capacitado.
O líder é aquele a quem o grupo atribui uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades de uma tarefa, de forma que a atribuição dada pode ocorrer de maneira formal ou informal. Já o objetivo do líder é atingir o objetivo do grupo.
Para ser um líder de sucesso hoje é preciso ter habilidades técnicas e interpessoais para alinhar os objetivos e aspirações pessoais dos membros do grupo com os objetivos e metas da organização, com a finalidade de alcançar tanto a eficácia do grupo como a motivação e satisfação de cada um de seus membros.
O papel do líder também muda com o tempo: além de monitorar e dirigir o grupo para facilitar o funcionamento, ele passa a gerenciar também sua interação com outras partes da empresa.
Os lideres bem sucedidos acreditam que não podem vencer sem a contribuição de todos os membros da equipe.
O que é Motivação
Motivação é um construto e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo individuo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como: anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros.
O estudo da motivação comporta a busca de princípios que nos auxiliem a compreender, por que os seres humanos e animais em determinadas situações especificas escolhem, iniciam e mantém ações.
Teorias das Necessidades de Maslow
Maslow como um bom clínico, vê a motivação como necessidade de origem biológica que precisa ser satisfeita. Para isso elaborou uma hierarquia com cinco níveis de necessidades e as colocou em sentido de progresso, ou seja, uma necessidade precisa ser pelo menos parcialmente satisfeita para que a pessoa busque a satisfação da próxima necessidade.
As cinco necessidades que Maslow define são:
1. Necessidades fisiológicas básicas tais como: a fome, a sede, o sono, o sexo.
2. Necessidades de segurança, que vão da simples necessidades de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida.
3. Necessidades sociais ou de amor,afeto,afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube.
4. Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros a nossa capacidade de adequação as funções que desempenhamos.
5. Necessidade de auto-realização, em que o individuo procura tornar-ser aquilo que ele pode ser.
Para ele, as pessoas buscam o crescimento pessoal e seu auto – desenvolvimento.
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
A teoria dos dois fatores foi formulada e desenvolvida por Frederick Herzberg,tem como premissa a existência de dois conjuntos de fatores contínuos e independentes.Os fatores higiênicos e Fatores motivacionais.
Fatores Higiênicos:ou fatores extrínsecos,pois se localizam no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho.
Os fatores higiênicos são:os salários,os
...