Administração Financeira E Ciências Contábeis
Por: keyladantas • 24/8/2015 • Relatório de pesquisa • 1.075 Palavras (5 Páginas) • 242 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Administração Financeira
Curso: Ciências Contábeis
Unidade de Ensino: Anhanguera Campo Grande unidade 1
Nome | Silvana de Souza Afonso |
RA | 6895528889 |
Atividade Colaborativa
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Disciplina: Administração Financeira
Curso: Ciências Contábeis
Unidade de Ensino: Anhanguera Campo Grande unidade 1
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Administração Financeira apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor FABRICIO DOS S S VIEGAS.
[pic 5]
Introdução
Custo de capital pode ser explícito ou implícito, sendo ele o rendimento em necessário sobre os diversos tipos de financiamento que pode ser designado uma forma de investimento.
O custo do capital é a taxa de rentabilidade que é exigida pelos investidores como seguro pelo risco de mercado ao qual estão patente.
Desenvolvimento
- Valor do dinheiro no tempo
O dinheiro adquiriu esse valor ao longo do tempo, como um investimento na poupança em um banco, que é acrescido de juros com o tempo, e investimento de empresas que investi um valor agora e com o tempo ele vem acrescido de lucro, esse é o chamado de custo de oportunidade, pois você tem um capital e quer investir tem a oportunidade de lucrar, com isso sempre haverá dois lados em uma transação financeira emprestador e tomador, no qual o emprestador empresta um valor com uma determinada taxa de rentabilidade, sendo uma forma de compensação pelo risco do capital emprestado assim também abrindo mão do seu consumo imediato para o que o tomador antecipe seu consumo, ou seja a unidade monetária hoje vale mais do que essa mesma unidade monetária no futuro, ou seja 10.000 hoje vale mais do que 10.000 a um mês, tudo por conta da inflação e da incerteza(risco).
- Critérios de avaliação de investimento
Critérios de avaliação de investimento, temos as técnicas mais utilizados como o método de VPL, TIR e Bay Bac.
Tomada de decisão é a mais importante por um administrador financeiro, porque é dela que vão resultar os lucros futuros para a empresa, essa operação que traz as receitas, lucros e caixa futuro. A decisão do investimento envolve primeiramente duas variáveis, o valor a ser investido e o valor a ser obtido no futuro, como todo investimento envolve risco, essa investimento dever ser passada por um avaliação financeira, para essa decisão deve ser considerada três conceitos, 1° valor do dinheiro no tempo $ hoje > $ futuro 2° remuneração mínima desejada que expressa por uma taxa de juros 3° critério para avaliar o dinheiro no tempo deve ser o de juros compostos não devendo nunca ser utilizado o de juros simples.
- Risco e retorno
Risco na atividade financeira deve ser encarado como algo novo e maior, tem origem de ousar, está a principal atividade financeira que é o investimento, e isso está ligado ao retorno.
Quando fazemos o investimento sabemos que corremos risco, mas no entanto para tentar minimizar esse risco o investidor faz uma avaliação de senário, ele procura eliminar o máximo a incerteza do futuro, é conhecido como associar probabilidade de futuro, podemos definir risco em finanças como a diferença entre retorno real em relação ao retorno esperado, risco está totalmente relacionado ao retorno que fez o investidor investir seu dinheiro.
Temos também o investimento sem risco que é aquele feito nas letras do tesouro.
O risco deve ser proporcional ao retorno, portanto quanto maior o risco, maior o retorno.
- Decisão de investimento
Toda estrutura de administração financeira está refletida no balanço patrimonial contábil e também que toda avaliação do desempenho empresarial exige a complementação do balanço patrimonial contábil e a demonstração de resultado elas são importante pois o balanço reflete as três decisões financeiras fundamentais: decisão do investimento, decisão do financiamento e a decisão de dividendos e as demostração do resultado evidencia o retorno do investimento por meio das margens constantes do seu desdobramento.
Com isso conseguimos avaliar os retorno e saber de o investimento é viável ou não.
- Orçamento de Capital
Orçamento de capital tem a definição de seguimento do plano orçamentário que trata da identificação, mesuração, avaliação e decisão sobre os gastos que formaram ativos de uso de longo prazo assim produzindo os resultados operacionais futuros.
O orçamento de capital envolve elementos como o plano orçamentário que é designado a ser o guia do próximo ano contidos de objetivos e metas a serem alcançados por todos dentro da empresa, assim sendo um instrumento de gestão que atribui responsabilidades de hierarquia aos gestores da empresa.
...