Análise de Custos de concorrência: proposta de modelo de relatório para análise de análise estratégica
Por: LEILAREGINA28 • 15/5/2018 • Resenha • 690 Palavras (3 Páginas) • 317 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
1 Informação bibliográfica
Análise de custos de concorrentes: proposta de um modelo de relatório para análise de posicionamento estratégico.
Publicado nos anais do VII Congresso Brasileiro de Custos, Recife-PE, Brasil, 2 a 4 de agosto de 2000.
2 Dados sobre os autores
Welington Rocha – doutor em contabilidade/USP
Célia Maria Braga Carneiro – mestranda em contabilidade e controladoria/USP
Osório Cavalcante Araújo – mestranda em contabilidade e controladoria/USP
3 Dados sobre o artigo
O artigo trata sobre a gestão estratégica das informações de custos. O estudo apresentado baseia-se na proposição de um modelo de relatório de análise de concorrentes, emitido pelo sistema de informação de concorrentes. Visa auxiliar o gestor na solução da situação problema de não possuir uma variedade de informações necessárias para tomar decisões referentes à reestruturação estratégica da empresa frente à posição relativa dos seus concorrentes.
O sistema de informação da concorrência é apresentado como um subsistema do sistema de gestão estratégica e deve ser utilizada uma grande variedade de dados, sob o enfoque sistêmico amplo do ambiente e do impacto de suas variáveis.
No processo de gestão estratégica, faz-se necessário observar dois princípios básicos: o primeiro, trata-se do princípio do posicionamento, onde determina-se o que a empresa deve adaptar-se ao ambiente tornando-se diferente aos concorrentes. No segundo ponto, denomina-se o princípio da competitividade, ressaltada para que as empresas devem gerar vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes.
Assim, o sistema de informação torna-se, uma forma estratégica. Tornando-se necessária o processo de alimentação de dados no sistema de informação. Podendo-se então fomentar a criação de estratégias e trazer feedback para a empresa.
O sistema de informação contábil tenha condições de fornecer outros tipos de informações, que serão analisadas no modelo de informação sobre os concorrentes.
Analisar os custos da própria organização é um desafio. Torna-se maior, ao buscar analisar os custos dos concorrentes, que na prática, não é uma tarefa fácil e muito menos precisa.
Os autores apresentam que a informação para a empresa pode melhorar a precisão das estimativas dos custos da concorrência, examinando diversos concorrentes simultaneamente. Destaca os autores, que a análise da concorrência não é uma espionagem. Ela pode ser obtida através de: observação direta, estatísticas oficiais, fornecedores comuns, consultores e experts, associações comerciais, análise comparativa da indústria, demonstrações contábeis publicadas, entre outras. Conforme apresentado na Figura 1 da página 6.
Estas informações devem estar inseridas em um sistema de informações de concorrentes aos quais devem-se utilizar as etapas de: identificar os principais concorrentes atuais e potenciais; definir as principais informações necessárias; identificar os dados necessários; coletar os dados;
...