Аtividade proposta para pesquisa: classificação de custos quanto a sua apropriação aos produtos:
Seminário: Аtividade proposta para pesquisa: classificação de custos quanto a sua apropriação aos produtos:. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maridalvasouza • 21/9/2013 • Seminário • 930 Palavras (4 Páginas) • 998 Visualizações
ATIVIDADE PROPOSTA PARA PESQUISA: CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS
QUANTO A SUA APROPRIAÇÃO AOS PRODUTOS:
Custos Diretos – são aqueles diretamente identificados e apropriados a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado— entende-se por rateio a distribuição arbitrária dos custos que não são diretamente identificados e apropriados aos objetos de custeio. — São os gastos necessários à produção, facilmente identificáveis no produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.
São exemplos de custos diretos:
• - matéria-prima consumida na fabricação do produto;
• - mão-de-obra dos operários;
• - serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Custos Indiretos – São os custos que podem ser relacionados diretamente aos produtos fabricados ou serviços prestados, porque há uma forma fácil e objetiva de medir seu consumo na fabricação de um produto ou na prestação de serviço no momento de sua ocorrência. São todos os recursos consumidos pela empresa que não estão diretamente relacionados com o produto, porém são realizados para possibilitar a sua produção
Exemplos:
1. Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.
2. Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.
3. Outros custos indiretos: são os custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, etc.
QUANTO AO NÍVEL DE ATIVIDADES AOS CUSTOS:
Custos Fixos – São aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade. Um aspecto importante a ressaltar é que os custos fixos são fixos em relação ao volume de produção, mas podem variar de valor no decorrer do tempo.
Exemplos:
• - Limpeza e Conservação;
• - Aluguéis de Equipamentos e Instalações;
• - Salários da Administração;
• - Segurança e Vigilância.
Custos Variáveis – são aqueles que variam proporcionalmente às vendas realizadas ou nível de produção industrial. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.
Vantagens do Custeio Variável
Mesmo não sendo aceito pela legislação fiscal, o custeio variável apresente vantagens sobre as demais. Podemos destacar as seguintes:
- Apresenta o Resultado Operacional em função das vendas
- Não há necessidade de adotar critérios de rateio para apropriar custos fixos, já que esses são deduzidos diretamente do resultado.
- Torna evidente a Margem de Contribuição de cada produto, muito utilizada no processo decisório.
INTRODUÇÃO
Atualmente com o mercado competitivo, empresas de diversos segmentos buscam dentro de sua organização, um diferencial, o qual direcione um espaço, e proporcione uma gestão de resultados em seus negócios. Diante desses fatores foram estudados e identificados os custos, através de informações das atividades rotineiras ocorridas dentro de uma empresa, é necessário que se realize através de um amplo processo de coleta, análise, apuração e avaliação da situação atual e real da
...