Analise na dva
Por: Jadele Ferreira • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.347 Palavras (6 Páginas) • 251 Visualizações
- Analise a interpretação do texto acima:
1: Faça um esquema (colocar em tópico) dos quatro tipos de conhecimento aprendido.
. Conhecimento empírico – Apropria-se experiência próprias e alheia, que se acumula no decorrer do tempo, ou seja uma tradição que é passada de geração a geração, que não tem regras e nem um sistema a obedecer.
. Conhecimento Cientifico – É uma busca constantes explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados, ou seja se opõe ao empírico, tendo assim um método a ser obedecido, podendo assim cita-los três propriedades.
A de demostrar.
A de universalizar.
A de ter um objetivo.
. Conhecimento Filosófico – Ele é diferente do cientifico o interesse maior é refletir sobre o conhecimento, fazendo lhe perguntas e tentando compreender seus pensamentos
. Fundamenta –se em fazer perguntas e não dar resposta.
. Conhecimento Teológico – É um conhecimento revelado a uma autoridade eclesiástica, ou a um pequeno grupo que por sua vez ficam com a incumbência de revelar estes mistérios, aos novos integrantes, seja os assuntos envolventes, ligados a natureza, a vida futura ou a divindades.
2: Qual a diferença entre conhecimento ametódico e metódico?
Ametódico – É trazido os conhecimentos adquirido em geração a geração, não tendo ordem metódica, em quanto o conhecimento.
Cientifico – Deverá seguir uma regra, demostrando e comprovando por experiência laboratoriais.
3: Qual a diferença entre conhecimento assistemático e sistemático?
Assistemático – Significa não ter nem um sistema a ser obedecido em quando o.
Sistemático – Deverá seguir passo a passo o sistema que o rege.
4: Quais as três propriedades do pensamento cientifico?
. Demonstrar.
. Universalizar.
. Método/Objetivo.
5: Por que o conhecimento cientifico é dinâmico?
Por que o conhecimento cientifico, está sempre em busca de compreender fenômeno, e explica – ló e nesta caminhada poderá ter que ser feita revisão do conhecimento anterior.
6: Como nasce a filosofia? O que ela faz em relação aos fenômeno?
Ela nasce do espanto e de um ato de admiração, ela faz em relação aos fenômenos, não tentando explicar o fenômeno fazendo lhe perguntas e não se preocupando com as resposta.
7: Qual a tarefa fundamental da filosofia?
É fazer perguntas e não dar a resposta.
8: Por que os autores preferem “conhecimento metafisico” a “conhecimento teológico”? Por que aquele é mais abrangente?
Por que é um conhecimento transigente a realidade concreta das pessoas.
B: Leia o texto a seguir e identifique-os entre os quanto tipos de conhecimento:
1 . “A Aristóteles (...) Embora em diversas passagens de seus escritos (na metafisica, na física, na psicologia) formule algo que poderes parecer-se com o que chamaríamos hoje provas da existência de Deus- não crê que seja necessariamente na existência de Deus. (...) Para Aristóteles a existência de algo implica necessariamente na existência de Deus. (...)Para Aristóteles não faz falta a prova da existência de Deus, porque a existência de Deus é tão certa como que algo existe. Se estamos certos de que algo existe, estamos certo de que Deus existe.”
2. Um copo de cristal quebra, quando submetido a um forte golpe.
3. “Toda fonte de calor transmite ao corpo aquecido uma dose de energia. A energia contida no calor (energia térmica) é transformada em energia mecânica. Essa energia é absorvida pelas partículas que fazem parte da substância. São as chamada moléculas. As moléculas, tendo maior energia, tendem a se deslocar com maior velocidade e a se afastar umas das outras.”
4. A água começa a ferver aos cem graus de temperatura.
5. Uma pessoa, em contato com um cabo de aço ligado a uma fonte de alta tensão, morre.
6. “O cristal do copo é constituído por pequena partícula, ligadas por força muito fracas. É suficiente um forte golpe para eliminar essa ligação e decompor o copo em pedaços. Todos os líquidos podem ferver a determinadas temperaturas. No caso da água, cem graus é, por definição, essa temperatura.
7. “E eletricidade é produzida pela relação entre partícula elementares dentro dos átomos de um corpo. A corrente elétrica é transmitida por certos, porque eles permitem a passagem. O aço é um metal, e os metais são bons condutores. Então ele transmite a eletricidade muito grave nas células. Portanto, a pessoa que recebe aquela tensão morre.”
...