Análise das demonstrações contábeis e financeiras
Por: Glória Lauriano • 23/2/2018 • Resenha • 772 Palavras (4 Páginas) • 213 Visualizações
Resumo Aula 1: Análise das demonstrações contábeis e financeiras
As demonstrações apresentam informações de um determinado período buscando gerar conhecimentos para analisar e indicar a posição da empresa em determinado período através do entendimento perante a liquidez, desempenho e composição do patrimônio.
De acordo com a Lei 6.404/76, tornam-se demonstrações financeiras obrigatórias: Balanço Patrimonial, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado.
Balanço Patrimonial: Demonstração que apresenta aspecto patrimonial e financeiro, podendo oferecer dois tipos de informação: Qualitativo (elementos matrimoniais de acordo com a natureza) e Quantitativa (mensuração do valor dos bens). A sua estrutura define-se em ativo (bens e direitos classificados em ativo circulante e não circulante, sendo dispostos em ordem decrescente de grau de liquidez) e Passivo (obrigações classificadas em passivo circulante e passivo não circulante dispostos em ordem decrescente do grau de exigibilidade)
Patrimônio Líquido: é o grupo que corresponde aos recursos originários dos sócios, podendo apresentar aumentos e diminuições (na forma de lucros ou prejuízos) alcançados pela empresa no decorrer de sua atividade.
Padronização das demonstrações financeiras: As empresas brasileiras seguem padrões internacionais, sendo mais parecido com a Europa
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR): foi substituída pela Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), que apresenta uma melhor forma, os fluxos de dinheiro na empresa .Elaboração e a apresentação da DVA.
DMPL: não é exigida no aspecto societário, o que aparece é a DPLA, sendo uma demonstração mais abrangente fornecendo informações para a analise da empresa em geral ao apresentar toda a movimentação do Patrimônio Líquido, e não só a distribuição do lucro que ocorre na DLPA. A DMPL possui em uma de suas colunas, a DLPA, e é importante para o processo decisório, pois complementa as informações fornecidas pelo Balanço Patrimonial e pela Demonstração do Resultado do Exercício.
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): A DRE apresenta as receitas, custos e despesas e resultados de determinado período podendo apresentar lucro ou prejuízo.
Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC: A partir da Lei nº 11.638/7 para as sociedades anônimas de capital aberto e para aquelas com Patrimônio Líquido superior a 2 milhões de reais na data de encerramento do balanço, evidenciando os pagamentos e recebimentos que passaram por caixa e equivalente de caixa. Dividindo nos seguintes grupos que permite entender todas as atividades da empresa: Fluxo de caixa das operações, Fluxo de caixa das atividades de financiamento e Fluxo de caixa das atividades de investimento.
Demonstração do Valor Adicionado – DVA: Tornou-se obrigatória para as sociedades anônimas de capital aberto, informando o valor da riqueza gerada pela empresa e como é distribuída entre os entes. A DVA parte da DRE e uma se diferencia da outra no sentido de sua apresentação.
Aula 2: Análise das demonstrações contábeis financeiras
As demonstrações contábeis e, agora, fornecem análises das situações econômica e financeira, em relação ao desempenho e às tendências da empresa, fornecendo evidencias dos erros e acertos pela administração e outros aspectos de gestão.
...