Análise das demonstrações financeiras
Por: nardonia • 29/8/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.087 Palavras (9 Páginas) • 255 Visualizações
ATIVIDADE ESTRUTURADA
[pic 1]
Disciplina
Análise das demonstrações financeiras
Aluno
Nardônia Maria Rocha de Lima
Matrícula
201409023753
Fortaleza, 10 de novembro de 2016
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS – GST0029
TÍTULO
ANÁLISE DE BALANÇO: ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA PARA TOMADA DE DECISÃO.
ETAPA 1 – FINALIDADE DOS INDICADORES ECONÔMICOS
FINANCEIROS.
A análise de índices econômicos financeiros tem como principal objetivo permitir ao analista extrair tendências e comparar os índices com padrões preestabelecidos. A periodicidade da análise é dependente dos objetivos que se pretenda atingir.
A quantidade de índices que deve ser utilizada na análise depende exclusivamente da profundidade que se deseja da análise. O importante não é o número de índices, mas de um conjunto deles que permita conhecer a situação da empresa segundo o grau de profundidade desejada na análise, ou seja, o analista vai escolher os índices de seu interesse para determinado objetivo.
Os índices econômicos financeiros se dividem em dois grupos:
- Situação Financeira
- Liquidez - Tem por objetivo demonstrar a situação financeira de uma empresa, relacionada à sua capacidade de pagamento ou solidez financeira, no longo, curto e curtíssimo prazo, relacionando a capacidade de geração de dinheiro em caixa com as necessidades de pagamento existentes.
Eles se dividem em quatro índices, de acordo com o período de tempo para análise.
1.1.1 Liquidez corrente: Demonstra a capacidade de geração de recursos para o pagamento das dívidas da empresa no curto prazo. Nesse indicador, quanto maior a liquidez, melhor para a empresa.
1.1.2 Liquidez imediata: Demonstra a capacidade de pagamento de todas as obrigações de curto prazo com os recursos que estão imediatamente disponíveis.
1.1.3 Liquidez seca: Mede a geração de caixa no prazo inferior a 90 dias, ou seja, curtíssimo prazo.
1.1.4 Liquidez geral: Demonstra a capacidade de pagamento das dívidas da empresa no curto e longo prazo, ou seja, para cada $ 1,00 devido, quanto a empresa terá disponível.
1.2 Estrutura de capital – Os índices de estrutura de capital buscam demonstrar como a empresa está estruturada, conforme a relação entre o capital próprio
(Patrimônio Líquido) e capital de terceiros (Passivo Exigível), ou seja, seu endividamento. Divididos aqui em quatro índices.
1.2.1 Participação de capitais de terceiros – Indica quanto representa o capi- tal tomado emprestado de terceiros em relação ao capital próprio investido.
Quanto menor for este índice, melhor para a empresa.
1.2.2 Composição do Endividamento - Demonstra a relação entre o capital de terceiros de curto prazo ( Passivo Circulante) e o capital de terceiros total(Passivo Circulante + Passivo Não Circulante).
1.2.3 Imobilização do Patrimônio Líquido - Indica o quanto de recursos do patrimônio líquido está investido no ativo permanente.
1.2.4 Imobilização dos recursos não correntes - É um detalhamento maior do índice de imobilização do patrimônio líquido, nos auxilia a observar se existem investimentos permanentes com recursos de curto prazo(Passivo Circulante).
- Situação Econômica
- Índices de Rentabilidade – Demonstram os resultados financeiros de determinada empresa, medindo, dessa forma, o retorno alcançado. Para calculá-los são utilizados valores de contas da DRE, relacionando os investimentos que foram feitos na organização com os resultados obtidos por ela em sua atividade. Dividem-se em quatro ídices.
- Giro do Ativo – Demonstra uma proporção entre as vendas de determinada empresa e os investimentos que nela foram feitos, que são representados pelo valor do seu ativo total. Quanto maior for o valor encontrado para esse índice, melhor será para a empresa.
- Margem Líquida - Demonstra a lucratividade das vendas. Ao se calcular tal índice é possível acompanhar a margem líquida da empresa e verificar possíveis alterações. Quanto maior for o valor encontrado para esse índice, melhor será para a empresa.
- Rentabilidade do Ativo - Demonstra uma proporção entre o lucro obtido por determinada empresa e os investimentos que nela foram feitos, que são representados pelo valor do seu ativo total.
- Rentabilidade do Patrimônio Líquido – Demonstra uma proporção entre o lucro que determinada empresa obteve e o valor do seu capital próprio(Patrimônio Líquido).
- Índices de Atividade – Também conhecido por índices de rotação, são obtidos pelo confronto dos elementos da DRE com elementos do BP e visa evidenciar o tempo necessário para que os elementos do ativo se renovem. Esses índices utilizam o tempo como unidade, evidenciando o prazo médio de algumas operações realizadas por determinada empresa. A conjugação desses índices leva à análise dos ciclos operacional e de caixa.
Ciclo de caixa é o período de tempo existente desde o desembolso inicial de despesas até o recebimento do produto da venda.
Ciclo operacional é o período de tempo existente desde o momento da chegada da matéria-prima até o recebimento do produto da venda.
Quanto menor for o ciclo de caixa de uma organização, melhor.
- Prazo médio de recebimento de vendas – Indica, em média, quantos dias determinada empresa leva para receber as vendas a prazo que fez para seus clientes. Quanto menor for o resultado encontrado, melhor.
- Prazo médio de pagamento de compras – Indica, em média, quantos dias determinada empresa leva para pagar seus fornecedores. Quanto maior for o resultado encontrado, melhor.
- Prazo médio de renovação dos estoques – Indica, em média, quantos dias determinada empresa leva para vender seu estoque. Quanto menor for o resultado encontrado, melhor.
Etapa 2 - CRÍTICAS À ANÁLISE DE BALANÇO
A Análise de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para tomada de decisões. As demonstrações financeiras, por sua vez, fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A análise de balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficiente quanto melhores informações produzir.
O Balanço apresenta uma certa complexidade devido, entre outras coisas, a determinação legal. Certos itens do Balanço podem não refletir exatamente os itens lançados, sendo necessário alguns ajustes para atender as exigências da análise.
...