Análise do contexto de negócios, matemática em contabilidade e finalidade de tomada de decisão dentro da empresa, aspectos legais dentro da empresa
Pesquisas Acadêmicas: Análise do contexto de negócios, matemática em contabilidade e finalidade de tomada de decisão dentro da empresa, aspectos legais dentro da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: trabalhoslda • 11/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 998 Palavras (4 Páginas) • 453 Visualizações
CENÁRIO EMPRESARIAL
Introdução
Neste trabalho vamos ter como objetivo fazer uma analise do contexto empresarial, veremos a matemática na contabilidade e a finalidade para tomada de decisões dentro de uma empresa, aspectos legais dentro de uma empresa e a participação da contabilidade nas empresas.
1- A matemática a serviço das empresas:
A matemática e a contabilidade são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade, sempre caminham juntas para o desenvolvimento econômico social. A matemática e a contabilidade utilizam dados quantitativos expressos por números. Sendo assim o aparecimento dos números e da moeda foram fundamentais para a evolução e o desenvolvimento das ciências.
O profissional contador deve possuir conhecimentos avançados de matemática financeira organização, precisão, conhecimentos de leis tributarias e trabalhista e vontade de manter-se atualizado (em virtude da mudança rápida e constante de leis e tributo). A função do contador é gerar informações uteis e corretas para os usuários da contabilidade para a tomada de decisões. E na geração dessas informações os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a atuação do profissional. Qualquer relatório que seja apresentado envolve números ou percentuais, como cálculos para a geração da folha de pagamento dos funcionários, impostos, percentual de venda, orçamento de compras e planejamento p/ investimentos futuro, etc. E sem esse conhecimento da matemática seria bem complicado chegar a essas informações e acredito que não seria tão precisa.
2- Fatores ambientais das organizações:
É tudo que envolve a empresa e é tudo o que esta além das fronteiras ou limite da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre politicas governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro.
Para podermos minimizar os impactos negativos cabe ao gestor planejar para se obter resultados internos e administra-lo de tal forma que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, desenvolver planos estratégicos e operacionais que ajudam a atingir os objetivos organizacionais acompanhando suas mudanças e tendências futuras a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa, aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando o sucesso.
3- Aspectos jurídicos do empresário:
As pessoas absolutamente incapazes ( exceto quando autorizadas judicialmente para continuação da empresa ):
• os menores de 16 anos
• os que , por enfermidade ou deficiência mental, não tiveram o necessário discernimento para a pratica desses atos
• os que, mesmo por causa transitória , não puderam exprimir sua vontade.
Já as pessoas relativamente incapazes (exceto quando autorizadas judicialmente para continuação da empresa):
• os maiores de 16 e menores de 18 anos
• os ébrios habituais, os viciados em tóxico, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido.
• os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo
• os pródigos ( gastadores compulsivos)
Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor da herança.
O art. 975, se o representante ou assistente do incapaz for pessoas que por disposição da lei, não puder exercer atividade de empresário, nomeara com aprovação do juiz, um ou mais gerentes.
O art 976, a prova da emancipação e da autorização do incapaz, nos casos do art. 974, e a de eventual revogação desta, serão inscritos ou averbados no Registro Publico de Empresas Mercantis.
Pessoas jurídicas constituem num conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade, capacitando-as a serem sujeitas de direitos e obrigações.
Para
...