Aps Contabilidade
Por: Adelano Paulo Silva • 22/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 248 Visualizações
Para entender melhor a importância da Contabilidade numa empresa imagine o seguinte:
Você foi convidado para assumir o cargo de diretor financeiro de uma empresa, onde todos os homens-chaves se demitiram solidários com o diretor demissionário. Como você reagiria? Por onde Começaria?
Certamente seu primeiro passo seria conhecer a situação econômico-financeira da companhia, através da coleta de informações, registros e relatórios econômico-financeiros de seu antecessor até a data em que ele deixou a companhia.
E é nesse ponto que entra a Contabilidade. A importância de registrar as transações de uma companhia é proveniente de uma série de fatores, como por exemplo, o dinamismo das empresas, com mudanças dos seus dirigentes e do pessoal que os opera ( como na situação hipotética colocada), a necessidade de comprovar com registros, documentos, a veracidade das transações ocorridas, a possibilidade de reconstruir com detalhes transações ocorridas muitos anos antes, a necessidade de registrar as dívidas contraídas, os bens adquiridos ou o capital que os proprietários investiram no negócio. E ainda, informar os reflexos que as transações provocam na situação econômico-financeira de uma companhia para que os diversos interessados em seu passado, presente ou futuro, tenham conhecimento do seu progresso , estagnação financeira ou retrocesso.
A Contabilidade tem importância fundamental nas empresas em várias áreas e processos, através de outros exemplos podemos perceber isso na íntegra.
Digamos que você seja o maior acionista de uma empresa, mas, por terem seu tempo ocupado com outras atividades você e os outros elegeram uma diretoria para administrar a firma com autonomia completa. No final de um determinado período, você e os outros acionistas desejarão saber como a diretoria está gerindo os negócios da sociedade. A empresa está apresentando resultados satisfatórios, de forma que vocês possam receber bons dividendos? Ou está apresentando prejuízo? Neste caso, a diretoria pode ser culpada pelo fracasso, ou foi vítima das circunstâncias?
Enfim, você obterá essas informações nos relatórios e prestações de contas apresentados pela diretoria, encaminhados para a aprovação dos acionistas, que são grandes interessados nas informações que a Contabilidade fornece, utilizando-as como instrumento para a tomada de decisões.
Através dos dados fornecidos pela Contabilidade, estarão munidos de informações que lhe responderão uma séria de perguntas com vistas às tomadas de decisões.
Coloque-se agora, no lugar do gerente de crédito para vendas a prazo de uma empresa, e suponha que ela seja fornecedora de uma determinada companhia, a qual lhe oferece um vultoso contrato de compra de mercadorias, contando que você aceite o pagamento parcelado. Obviamente você solicitaria a essa companhia o seu último relatório econômico-financeiro, com o objetivo de esclarecer algumas questões: se tem condições de pagar a sua compra, ou seu nível de endividamento atual é tão elevado que dificilmente conseguirá honrar a dívida? O crédito deve ser concedido?
As mesma maneira que os fornecedores , os financiadores de uma empresa também estão extremamente interessados nos seus relatórios econômico-financeiros, por motivos bastante claros. Quem empresta dinheiro ou financia operações de terceiros tem, basicamente, o lucro como objetivo.
Não esqueça, porém, de que os relatórios econômico-financeiros representam nada mais que a expressão, em termos monetários, do resultado das atividades da administração de uma empresa. Portanto, se após a análise dos relatórios Contábeis de sua empresa, o financiador recusar o empréstimo que você desejava, não culpe nem o financiador, nem os relatórios.
O imposto de renda de pessoas jurídicas é calculado, na maioria dos casos, a partir do lucro contábil apresentado pelos seus relatórios econômico-financeiros (observe que até o momento não falamos em balanço nem em demonstração de resultado....
A partir desse lucro contábil, são necessários alguns ajustes até chegar ao lucro real, ou seja, aquele sobre o qual incidirá a alíquota do imposto. Partindo desse princípio, não é absolutamente difícil entender porque o governo federal é uma das partes altamente interessadas na contabilidade das empresas.
...