Artigos de contabilidade
Por: kionara • 25/11/2015 • Projeto de pesquisa • 890 Palavras (4 Páginas) • 336 Visualizações
Referência: Teoria da contabilidade Atlas (1997, p.31) Indícibus, Sérgio de.
Segundo Indícibus, Sérgio, a contabilidade vem desde o homem primitivo, onde já se contava os rebanhos, fardos de alimentos, instrumentos para caça e pesca e tudo que era quantitativo, o que só mostra naquela época o homem com a preocupação com seus bens, como acontece atualmente. Com o tempo o homem foi se aperfeiçoando na maneira de contabilizar, com isso tornando-se fundamental para o comércio. A contabilidade foi se aperfeiçoando entre os Egípcios, Gregos, Período Medieval, com isso a criação das partidas dobradas que teve origem na Itália.
Referência: Tupi. Física. UFMG. BR / CVM, O que é a. Cadernos CVM E Governo Federal, 2000.
Segundo site CVM, 2000. A contabilidade apresenta a evolução no Brasil, desde a época Colonial até os dias atuais. Neste artigo vemos relatos importantes, datas, leis, decretos, visando o conhecimento da contabilidade brasileira. Já nessa época da família real, foi dada ordens para que escrituração por partidas fosse única seguida pelas nações mais civilizadas, para o manejo de grandes somas por ser mais clara e a que menos dava lugar a erros, onde se escondia a malícia e a fraude dos prevaricadores.
Referência: Revista Conteúdo, Capivari; v2, n 1, jan./jul. 2012.
Segundo relato na revista Conteúdo, A contabilidade oferece informações necessárias para tomada de decisões, por isso os contabilistas devem sempre acompanhar a evolução, hoje as informações ganharam mais velocidade com os avanços tecnológicos. Alguns pesquisadores afirmam que a pratica relacionada com o controle das contas foi a mais de mil anos A.C. Os reis, faraós, comerciantes, agricultores etc., estes já utilizavam técnicas de registros, o que nos faz pensar que este foi o início da contabilidade, como hoje conhecida.
Referência: Feital ET. AL, 2012.
Segundo Feital, 2012. Na época 2000 A.C, a prática de troca e venda dos comerciantes já exigia o acompanhamento de seus bens, seguidas de simples registros ou relatórios sobre os fatos.
Nesta época existem relatos que escribas egípcios contabilizaram os negócios efetuados pelo governo de seu país.
Referência: Schmidt, Paulo, 2000,p.11.
Segundo Schimdt, 2000, Com o nascimento da contabilidade foram aparecendo descobertas, alterando pensamentos e levando-nos a refletir sobre a contabilidade que vinha da pré-história, juntamente com a origem da civilização.
Referência: Sá, Antônio, Lopes, 1999.
Segundo Sá, 1999, a contabilidade sempre acompanhou a história do homem, vários acontecimentos, globalização, exigências, que modificaram o papel do contador, com a evolução da contabilidade deu-se entrada para ciência, capitalismo e tecnologia, estes foram os principais acontecimentos que ocasionaram as mudanças na contabilidade.
Referência: CRC, SE – FREI LUCA PACIOLLI.
Segundo Paciolli, Luca, Criador da contabilidade, a contabilidade esta presa às primeiras manifestações humanas em proteger seu bem material, fazer daquilo que se tem ou daquilo que deverá ser entregue a terceiros.
Levou o homem a ter o pensamento ao futuro, aos primeiros registros de que se pudessem conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Com isso a necessidade de controle, a fim de prestar conta da coisa administrada. A história da contabilidade teve divisões, de acordo com os estudiosos, 4 períodos:
História antiga - 8.000 anos atrás, até 1202 de nossa era.
História Média – 1202 até 1494
História Moderna – 1494 até 1840
História Contemporânea – 1840 até aos nossos dias.
Referências: A evolução da contabilidade, 1963.
...