As 10 principais características para o sucesso empresarial
Por: Imussane • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.625 Palavras (15 Páginas) • 234 Visualizações
Índice
Introdução 1
Empreendedorismo no seio das mulheres 2
Ciclo de aprendizagem experiencial 2
Promoção de igualdade de género 2
A Mulher de Negócios e o seu meio 4
Mulheres empresárias com deficiência 5
SOLUÇÕES PARA ULTRAPASSAR AS BARREIRAS 7
As 10 principais características para o sucesso empresarial 8
Exemplo de um produto: colar 9
Objectivos de vida e empresariais 10
O meio empresarial: a mulher não esta sozinha 11
Pontos chaves para o meio empresarial 12
Boas práticas no desenvolvimento do empreededorimo feminino 13
Estimular a autoconfiança das empresárias 13
Reavaliar a divisão do trabalho e as relações de poder no lar 14
Conclusão 15
Bibliografia 16
Introdução
Em geral, as mulheres empresárias enfrentam mais dificuldades do que os homens durante o ciclo de vida de uma empresa, porque têm um estatuto social mais baixo e uma rede social mais limitada e frequentemente não possuem bens, tal como terrenos. Além disso, as opções das mulheres quanto às ideias de negócio e às oportunidades são limitadas, este trabalho ira basear-se nesse contexto e apresentar conceitos de sexo, género e igualdade de género estabelecendo estes e o ciclo de vida das mulheres empresárias, dicas de como alcançar oportunidade e faze-la tornar em um sucesso.
Empreendedores no seio das mulheres
Existem muitas mulheres envolvidas na criação de rendimentos e em microempresas. Muitas delas não têm meios de subsistência alternativos e estão envolvidas em estratégias de sobrevivência familiar. Movem-se num ambiente de trabalho pobre, sem grandes perspectivas de conseguirem trabalhar para vencer a pobreza. Muitas agências de desenvolvimento promovem actividades económicas em todo o mundo, especialmente entre os grupos desfavorecidos, através de projectos cujo objectivo é a criação de rendimento, a redução da pobreza e o empoderamento das mulheres.
Ciclo de aprendizagem experiencial
O ciclo de aprendizagem tem 5 etapas:
- Experimentar fazendo;
- Partilhar o que aconteceu;
- Analisar o que aconteceu;
- Estabelecer conclusões e mensagens-chave;
- Usar na vida real. (fonte:Adaptado de GTZ 1998, Internatitonal CEFE manual)
Promoção de igualdade de género
Sexo: Diferenças biológicas entre mulheres e homens e que são universais.
O sexo com que as crianças nascem influencia as oportunidades que têm na vida, juntamente com outras variáveis importantes, tais como classe socioeconómica, casta, raça, etnia ou deficiência. As diferenças biológicas tornam-se mais importantes apenas quando as crianças atingem a puberdade, mas os papéis sociais que vão desempenhar são atribuídos no momento de nascença. Todas as sociedades atribuem diferentes papéis, atributos e oportunidades às raparigas e aos rapazes. São socializados para desempenharem os papéis que as mulheres e homens das suas sociedades esperam que desempenhem, com base nas ideias de cada sociedade de como as mulheres e os homens devem ou não comportar-se.
O sexo refere-se às diferenças biológicas entre mulheres e homens, que são universais e não se modificam. Por exemplo, só as mulheres é que podem dar à luz e só os homens é que podem deixar crescer a barba.
Género:
Diferenças e relações sociais entre os sexos que:
- São aprendidas,
- Mudam ao longo dos tempos,
- Têm grandes variações: dentro de uma sociedade, entre sociedades.
O género refere-se às diferenças e relações sociais entre raparigas e rapazes, mulheres e homens, que são aprendidas e que variam muito em cada cultura e de uma cultura para outra. Também se modificam com o tempo e de uma geração para a outra. Por exemplo, em muitos países, as mulheres tomam conta das crianças pequenas, mas, cada vez mais, os homens estão a começar também a tomar conta das crianças pequenas. Em alguns países, as mulheres não trabalham em estaleiros, enquanto noutros países é comum encontrá-las no sector da construção civil.
Estas diferenças sociais são afitadas por outras variáveis, tais como idade, classe social, casta, raça, etnia, deficiência, assim como pelo ambiente geográfico, económico e político.
Valores, normas e estereótipos de género:
Ideias sobre aquilo que as mulheres e os homens devem ser e sobre o que são capazes de fazer.
Papéis de género:
O que as mulheres e os homens fazem na realidade.
Igualdade de género
A igualdade de género, ou a igualdade entre as mulheres e os homens, refere-se à igualdade de direitos, responsabilidades, oportunidades e tratamento para mulheres e homens:
- No trabalho, no emprego e nas empresas;
- Na relação entre o trabalho e a vida.
Observar o ciclo de vida das empresas através das “lentes de género” é certificar-se de que as mulheres e os homens têm oportunidades iguais de serem bem sucedidos na vida e nos negócios. Todas as pessoas precisam de ser tratadas com dignidade e de desenvolver o seu potencial, para que se atinja uma qualidade de vida melhor para todos. Isto não quer dizer que as mulheres e os homens tenham de ficar exactamente iguais. As mulheres e os homens podem ser e são diferentes, mas devem ter direitos, responsabilidades e oportunidades iguais e devem ser tratados e valorizados de maneira justa. Isto aplica-se também aos negócios.
A igualdade de género inclui:
- Os mesmos direitos humanos e laborais;
- Valor igual e uma distribuição justa de:
- Responsabilidades e oportunidades;
- Carga de trabalho, tomada de decisão e rendimento
A Mulher de Negócios e o seu meio
Nem toda a gente nasceu empresário ou empresária. Especialmente para as mulheres, começar um negócio advém muitas vezes da necessidade e não de uma escolha livre. A descoberta das características empreendedoras pessoais de cada pessoa passa por ela olhar para si própria no presente, formar ideias sobre o futuro e fixar um objectivo de vida a longo prazo. Em muitas sociedades e circunstâncias económicas, as pessoas, especialmente as mulheres em situações de pobreza, não têm muitas oportunidades para avaliar a sua própria situação, para valorizar as suas forças e ultrapassar as suas fraquezas quando lidam com o mundo empresarial.
...