As Competencias Profissionais
Por: jhefersonmota • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 6.541 Palavras (27 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso: Ciências Contábeis
Período Letivo: 2015 - Semestre: 7º
Polo: Fortaleza / Centro
DISCIPLINA: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
ATPS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Tutor presencial: Ricardo Ferreira Lima
Professor EAD: Luiz Gustavo Fernandes
Equipe:
EVIDHOW SOUSA MALHEIROS- R.A 375335
FRANCISCO PAIXÃO BARBOSA – R.A 397520
EDUARDO MACEDO – RA 366680
FLABERT - RA 389890
CARLOS JHEFERSON MOTA FERREIRA RA 302474
TEOGENES TAVARES DAMASCENO DE SOUSA – RA 1299110508
Fortaleza –CE – Maio de 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
RESUMO 4
ANÁLISE MACROAMBIENTAL 5
TIPOS DE MERCADOS DOS CLIENTES 6
AMBIENTE DEMOGRÁFICO.................. 8
AMBIENTE ECONÔMICO 8
JUSTIFICATIVA .. 10
CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA............................................11
FUNCIONAMENTO DA EMPRESA 14
CUSTOS INICIAIS DA EMPRESA.........................................16
PREVISÃO DE FATURAMENTO..........................................20
CONCLUSÃO .. 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 21
ETAPA 1
INTRODUÇÃO
O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. Antes disso, praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas. Os ambientes político e econômico do país não eram propícios, e o empreendedor praticamente não encontrava informações para auxiliá-lo na jornada empreendedora. O SEBRAE é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca junto a essa entidade todo o suporte de que precisa para iniciar sua empresa, bem como consultorias para resolver pequenos problemas pontuais de seu negócio. O histórico da entidade Softex pode ser confundido com o histórico do empreendedorismo no Brasil na década de 1990. A entidade foi criada com o intuito de levar as empresas de software do país ao mercado externo, por meio de várias ações que proporcionavam ao empresário de informática a capacitação em gestão e tecnologia.
Foi com os programas criados no âmbito da Softex em todo o país, junto a incubadoras de empresas e a universidades/cursos de ciências da computação/informática, que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira. Até então, palavras como plano de negócios (business plan) eram praticamente desconhecidas e até ridicularizadas pelos pequenos empresários. Passados 20 anos, pode-se dizer que o Brasil entra na segunda década deste novo milênio com todo o potencial para desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo de todo o mundo, comparável apenas aos Estados Unidos, onde mais de duas mil escolas ensinam empreendedorismo. Seria apenas ousadia se não fosse possível. Ações históricas e algumas mais recentes desenvolvidas começam a apontar para essa direção. (Dornelas, 2001).
ELEBORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO PARA ABERTURA DA EMPRESA SUPERMERCADO ASSOCIADOS LTDA.
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
RAMO DE ATIVIDADE: COMÉRCIO ALIMENTÍCIO
EMPRESA: SUPERMERCADO ASSOCIADOS LTDA
LOCALIZADO: EM FORTALEZA – CEARÁ
BAIRRO: SERRINHA
RESUMO
O Plano de Negócio é visto como uma ferramenta poderosa utilizada para estudar a viabilidade de novos negócios. Ele é muito importante ao empreendedor para que ele orientado pelo plano não corra o risco de um fracasso em seu novo empreendimento, haja vista que no Brasil onde há uma taxa de mortalidade muito alta para novas empresas. A pós-finalizado, o plano é apresentado para todas as partes envolvidas (fornecedores, parceiros e colaboradores) a fim de evitar o risco de um investimento. Dentro deste cenário, este trabalho elaborou um plano de negócio focado nas áreas marketing e finanças para pesquisar a viabilidade de se instalar a primeira loja de Supermercado Associados Ltda. O desafio deste novo negócio é colocar a empresa pela primeira vez em contato direto com o cliente final. Para isto, foi analisado o mercado, os concorrentes, preço dos concorrentes, analisado se existe a carência nesta localidade a viabilidade de se instalar a loja Supermercado Associados Ltda. Feito todo este estudo, verificou-se a real possibilidade do projeto tornar real e lucrativo.
ANÁLISE MACROAMBIENTAL:
Análise macroambiental de uma empresa é constituída de participantes e forças externas a ela que afetam a capacidade da administração em desenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes. Ele oferece tanto oportunidades quanto ameaças. Empresas bem sucedida sabem a importância de estar sempre observando e se adaptando ao ambiente em mutação.
No nível macroambiental, incluem a missão da empresa, os objetivos, os fornecedores, as forças próximas à empresa que afeta sua capacidade de atender seus clientes, intermediários de marketing e os diversos públicos. É o ambiente interno da empresa, ou seja, as áreas funcionais que têm um impacto sobre planos e ações.
Público, Clientes, Empresa, Fornecedores, Concorrentes, Intermediários.
Forças próximas à empresa que afeta sua capacidade de atender seus clientes.
A empresa
Ao desenvolver planos, a administração precisa contar com outros grupos da empresa, como, por exemplo, o alto escalão e os departamentos financeiros, de pesquisa e desenvolvimento (P&D), de compras, de produção e de contabilidade.
Todos esses grupos inter-relacionados formam o ambiente interno da empresa. O alto escalão estabelece a missão, os objetivos, as estratégias mais amplas e a política da empresa:
...