As Noções de Contabilidade
Por: Francieline • 18/7/2021 • Trabalho acadêmico • 418 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
Atividade referente à aula 01
Questão 01- Quais são aos autores que trataram da contabilidade no mundo antigo e mundo medieval.
Contabilidade do mundo antigo - período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando Leonardo Fibonacci publica o Liber Abaci, um compêndio sobre cálculo comercial. Contabilidade do mundo medieval - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, com o surgimento do Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas), de Frei Luca Pacioli, publicado em 1494, enfatizando que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Esta obra representa o marco básico na evolução da contabilidade. Pacioli é considerado, portanto o “pai dos autores de contabilidade”.
Questão 02- No Brasil quando foi criada associação dos guarda livros da corte?
No ano de 1869 foi criado a Associação dos GuardaLivros da Corte, sendo reconhecido oficialmente no ano seguinte pelo Decreto Imperial nº 4.475, este fato foi importante, pois estava constituído o guarda-livros, como a primeira profissão liberal do Brasil. O guarda livros, como era conhecido antigamente o profissional de Contabilidade, era um profissional ou empregado incumbido de fazer os seguintes trabalhos da firma: elaborar contratos e distratos, controlar a entrada e saída de dinheiro, através de pagamentos e recebimentos, criar correspondências e fazer toda a escrituração mercantil. Exigia-se que estes profissionais tivessem domínio das línguas portuguesa e francesa, além de uma aperfeiçoada caligrafia. (REIS; SILVA; SILVA. 2007. p.04)
Questão 03 – Qual a lei que disciplina a contabilidade no Brasil?
Em 1981 uma nova disciplina para as Normas Brasileiras de Contabilidade entra em vigor, com a Resolução CFC nº 529 e nº 530, além das atualizações da Resolução CFC nº 750 de 1993. Com a intenção de regulamentar as normas contábeis, no ano de 1946 foi criado o CFC (Conselho Federal de Contabilidade).
Outra importante consideração é a lei 11.941 de 2009. De acordo com Matarazzo e Lopes Júnior (2009) essa lei confirmou a criação do Regime Tributário de Transição (RTT) que tem como objetivo neutralizar os impactos das novas normas criadas pela lei 11.638/07. A partir do ano de 2010, o RTT será obrigatório para todas as pessoas jurídicas sujeitas ao imposto de renda de pessoas jurídica (IRPJ) e à contribuição social sobre o lucro (CSL) segundo o lucro real, presumido ou arbitrado, Essa nova fase está promovendo grandes desafios para a sociedade contábil em geral e, é importante que os contadores adotem essas novas normas que estão em vigência e outras em gestação.
...