As dificuldades em se fazer a retenção correta do ISSQN pelos tomadores de serviço
Por: Juliana Campos • 2/4/2019 • Trabalho acadêmico • 2.153 Palavras (9 Páginas) • 173 Visualizações
FACULDADE DE AMERICANA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JULIANA DE CAMPOS
As dificuldades em se fazer a retenção correta do ISSQN pelos tomadores de serviço.
AMERICANA
2013
FACULDADE DE AMERICANA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JULIANA DE CAMPOS
As dificuldades em se fazer a retenção correta do ISSQN pelos tomadores de serviço.
[pic 1]
AMERICANA
2013
SUMÁRIO
1. ÁREA DE CONHECIMENTO...................................................................................3
2. TEMA DA PESQUISA 3
3. PROBLEMA DA PESQUISA 3
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 3
3.2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA 4
3.3 OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO 7
3.3.1 Objetivo Geral 7
3.3.2 Objetivo Específico 7
3.4 JUSTIFICATIVAS 7
3.5 TIPO DE PESQUISA 8
4. METODOLOGIA 8
4.1 DEFINIÇÃO DA ÁREA OU POPULAÇÃO ALVO 8
4.2 PLANO DE COLETA DE DADOS 8
4.3 PLANO DE ANÁLISE DE DADOS 9
4.4 PLANO DE INTERPRETAÇÃO DE DADOS 9
5. CRONOGRAMA 10
6. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS 10
1. Área de Conhecimento
A área de conhecimento estudada para a realização deste projeto de estágio será a Contabilidade Tributária.
2. Tema da Pesquisa
O tema abordado no Projeto de Estágio será “As dificuldades em se fazer a retenção correta do ISSQN pelos tomadores de serviço”.
3. Problema da Pesquisa
3.1 Caracterização da Empresa
O projeto de estágio será realizado na empresa Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A, situada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 1663 no bairro Pinheiros, em São Paulo, inscrita no CNPJ 61.522.512/0001-02. Fundada no ano de 1.939, a empresa deu origem ao Grupo Camargo Corrêa e a partir de sua primeira obra, a terraplenagem de um trecho de 12 km de estrada no município de Apiaí (SP), a empresa cresceu rapidamente e hoje com mais de 72 anos de história, conseguiu realizar o sonho de seu fundador, Sebastião Camargo, de construir o Brasil do futuro.
É uma empresa de capital fechado e de controle familiar.
Está presente em diversos países da América do Sul e na África, sendo uma das maiores empresas de construção pesada do Brasil.
Atua em diversos segmentos:
- Infraestrutura;
- Energia;
- Óleo & Gás; e
- Construções Industriais.
A companhia construiu obras que tornaram-se ícones da engenharia brasileira e representam o desenvolvimento do País, entre elas podendo citar a Hidrelétrica de Itaipu e Tucuruí, as rodovias Ayrton Senna e Bandeirantes, o Rodoanel de São Paulo e os Aeroportos de Cumbica e Manaus. Além disso, é líder na construção de usinas hidrelétricas no País.
A Construtora Camargo Corrêa completou no ano de 2011 um ciclo de transição para a nova liderança de executivos e posicionamento estratégico no segmento de projetos de engenharia de alta complexidade e grande porte logístico. A reorganização reforçou a cultura e o Padrão Camargo Corrêa de qualidade, que seguem valorizando a eficiência de processos e o foco no cliente. Um dos destaques desse período foi a entrega da Ponte Rio Negro, uma das mais importantes obras da Região Norte brasileira e que já beneficia o desenvolvimento de Manaus e seus arredores.
Presente também em diversas ações sociais, no ano de 2011 a Construtora Camargo Corrêa, doou cerca de R$ 2 milhões para as vítimas da região Serrana do Rio de Janeiro.
Funcionários
A Construtora Camargo Corrêa possui cerca de 23.642 mil funcionários espalhados em países da América do Sul, além do Brasil, também no Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina, Bolívia, Equador, Moçambique e na África, em Angola. Com as melhores condições de trabalho e um programa de benefícios que inclui treinamentos, capacitações e reconhecimento profissional.
Principais Concorrentes
A Construtora Camargo Corrêa tem como principais concorrentes as Empresas:
- Andrade Gutierrez;
- Odebrecht;
- UTC.
3.2 Situação Problemática
A contabilidade é o principal instrumento que fornece informações para a tomada de decisões. Porém, o conceito de contabilidade, tem sofrido grandes mudanças com o passar do tempo para atender as necessidades que ocorrem habitualmente no desenvolvimento dos negócios e das empresas, mas, ainda assim, nos dias de hoje, pode-se dizer que a essência da contabilidade permanece. O objetivo da contabilidade é o controle do patrimônio e esse controle é feito através da coleta, armazenamento e processamento das informações obtidas através dos fatos que alteram essa massa patrimonial. A contabilidade pode ser aplicada em empresas comerciais, industriais, públicas, bancárias, hospitalares, agropecuárias, etc, e pode ser utilizada por pessoas físicas ou pessoas jurídicas.
...