Auditoria Contábil e Auditoria Financeira
Artigo: Auditoria Contábil e Auditoria Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GENEVE • 22/7/2014 • Artigo • 1.067 Palavras (5 Páginas) • 552 Visualizações
Auditoria
A Auditoria pode ser realizada em qualquer empresa, de qualquer tamanho ou ramo de atuação, com ou sem fins lucrativos. A validação externa é considerada oportuna em várias situações. O relatório de auditoria possibilitará a identificação dos problemas ou vulnerabilidades e recomendações para melhorias.
Auditoria Contábil e Auditoria Financeira
Auditoria Contábil: tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis. O objetivo da Auditoria Contábil é de emitir uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis de uma entidade, envolvendo os critérios adotados para sua elaboração, bem como todos os processos de registros e controles desenvolvidos internamente.
A Auditoria Financeira tem como foco a operação financeira como um todo, mesmo que a empresa não tenha interesse específico na publicação das demonstrações.
Estas auditorias são muito úteis para conferir segurança aos dirigentes, conselheiros, empresas coligadas, parceiros estratégicos ou sócios minoritários.
Auditoria Preventiva e Auditoria Permanente
Esta análise tem por princípio manter as organizações preparadas para situações adversas, seja na prevenção de fraudes, desvios, falhas e/ou erros internos, até mesmo para o caso de levantamento de pontos vulneráveis quanto a procedimentos de controle financeiro, estoque, materiais de consumo e custos.
A Auditoria Preventiva é uma ferramenta que possibilita às empresas condições para a tomada de decisões estratégicas relevantes, gerando métodos que possibilitem o fortalecimento de seus controles internos consolidando vantagens competitivas e minimizando fragilidades.
Auditoria de processos
A Auditoria de Processos e operações tem por objetivo a revisão metodológica da atividade e procedimentos operacionais. Permite, também, avaliar se os recursos da organização estão sendo usados de maneira eficaz e eficiente para atingir os objetivos operacionais e estratégicos. Possibilita a avaliação de riscos nas principais rotinas e nos sistemas de controles internos da entidade.
A avaliação de processos críticos e fatores de risco pode ser apoiada por modelagem dos processos, com vistas à formulação de estratégia de ajustes e melhorias.
Auditoria Tributária
A Auditoria fiscal e tributária pode ser de natureza preventiva ou corretiva. São avaliados os procedimentos adotados pela empresa em todas as rotinas que tenham interface com exigências e procedimentos de natureza fiscal. O objetivo é identificar falhas ou riscos de contingências fiscais / tributárias, gastos indevidos ou oportunidades de redução de gastos através da adoção de procedimentos alternativos.
Compreende a revisão dos cálculos dos tributos diretos (Imposto sobre a Renda e Contribuição Social) e os indiretos (ICMS, IPI, ISS e outros) e as exigências acessórias para atendimento à legislação vigente.
Planejamento
A prática permanente de planejamento é apontada por estudos nacionais e internacionais e pesquisas, como do SEBRAE e Revista Exame PME, como fator diferenciador para a taxa de sucesso dos negócios.
Recomenda-se que o planejamento ocorra antes da abertura do negócio e ao longo de sua existência, sobretudo em fases de investimento ou captação de recursos.
O serviço está disponível para qualquer empresa, de qualquer tamanho, ramo de atuação, com ou sem fins lucrativos.
Plano de Negócio (Business Plan)
O Plano de Negócio, ou Business Plan, consiste na formulação das principais variáveis de um negócio em formação ou de plano de investimento, como forma de estimar o fluxo financeiro da operação e sua rentabilidade. Pode ser simples e objetivo o suficiente para permitir a tomada de decisão com posterior elaboração de plano mais sofisticado e completo, com pesquisas de produto, localização, pesquisas de opinião, estudos tributários preliminares e cadeia de suprimentos (supply chain). O modelo de Business Plan a ser elaborado dependerá dos objetivos a serem atingidos. Nossa equipe ajudará na identificação das necessidades.
Planejamento Estratégico
O objetivo do Planejamento Estratégico é formular objetivos de curto, médio e longo prazos e, em seguida, identificar variáveis internas e externas relevantes para que os objetivos sejam atingidos. Estabelecer metas para os objetivos, quantificar as variáveis identificadas, os recursos necessários, os prazos, as equipes, potenciais riscos ou fatores críticos ao sucesso do plano, compõem a metodologia e o processo de elaboração do Planejamento Estratégico.
A elaboração de Planejamento Estratégico normalmente é mais
...