Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano
Por: Sanaik Portela Batista • 21/4/2016 • Relatório de pesquisa • 980 Palavras (4 Páginas) • 508 Visualizações
SANAIK PORTELA BATISTA – RA 1165978
ATIVIDADE 6ª SEMANA
Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina “Contabilidade”.
VILHENA – RO.
2016
- Explique a importância da Contabilidade e suas tendências para o futuro das organizações e da sociedade contemporânea.
Quaisquer que sejam os registros necessários para a sobrevivência de uma organização só se dá por meio dos procedimentos contábeis. Segundo Athar (2005, p. 6) “duas são as funções da contabilidade: a função econômica, que se expressa na determinação do lucro, e função administrativa, que representa em linhas gerais o controle patrimonial”. É através da contabilidade que as instituições e empresas podem refletir sobre quais caminhos devem tomar para a manutenção da saúde patrimonial, visto que nestes registros é que se sumarizam os dados econômicos, ou seja, mostra a fisiologia da empresa, onde se preocupar e os remédios a serem adotados para a saúde empresarial. Dessa forma, a “contabilidade capta dados, processa-os e fornece-os aos seus usuários na forma de demonstrativos contábeis ou relatórios de acordo com a necessidade dos indivíduos” (MULLER, 2009, p.4). Dessa forma, podemos afirmar que a contabilidade demonstra o funcionamento e a situação da empresa/instituição. Assim, onde houver patrimônio administrável, ali será necessária a aplicação da prática contábil. Com a globalização, podemos dizer que da ideia de conhecimento local, existe uma tendência ao uso da tecnologia, exigindo dos profissionais contábeis um conhecimento mais amplo, visto o aumento da carga tributária e as contínuas alterações das legislações a serem seguidas, exigindo dos contadores conhecimento não apenas do cliente, mas os concorrentes, fornecedores e o mercado globalizado (cf. VEIGA, 2004). Esse efeito de globalização, na qual as fronteiras físicas de tornam frágeis, exige-se que naturalmente ocorra uma internacionalização de regras e linguagens contábeis, bem como a tendência de tornar mais acessível a linguagem contábil, visto que o profissional contábil necessita utilizar uma linguagem convergente fim de tornar o processo mais moderno e acompanhar a evolução mundial, de forma a tornar a contabilidade moderna, acessível e útil a qualquer usuário (cf. LUZ 2015, p. 30).
- Qual o impacto da Globalização para a atividade contábil?
O profissional contábil deve se adequar as novas exigências mundiais resultantes da Globalização. O conhecimento restrito e local dá seu lugar a uma necessidade de uma aquisição de uma visão mais ampla dos processos. A concorrência fechada de dentro do nosso país se estende a todo mundo. Além do mais, ao que se pode observar, existe a necessidade da prática de uma linguagem contábil mundial, a fim de que, através do uso dessa linguagem os elementos se tornem mais acessíveis. Dessa forma, a contabilidade é afetada diretamente pelo efeito da Globalização. Nos anos 90, com abertura econômica, a entrada dos sistemas de comunicação impulsionou a globalização no Brasil (cf. CARVALHO; GONÇALVES; CARVALHO, 2014), o que exigiu dos profissionais da contabilidade mais conhecimento as novas padronizações contábeis, no caso às International Financial Reporting Standards (IFRS), às quais a maioria dos países já se adequam. Assim, a globalização trouxe novas exigências aos contadores visto essa necessidade de uma padronização internacional contábil.
- Por que as Organizações necessitam de uma organização contábil adequada? Justifique a sua resposta.
As Organizações precisam traduzir em relatórios, todas as suas ações desempenhadas e manter esses registros para fins de tomada de decisão. Qualquer administrador precisa manter o controle, mapear suas atuações e analisar os efeitos delas advindos. Podemos dizer então que a contabilidade Registra, Organiza, Demonstra, Analisa e Acompanha os fatos contábeis de uma Organização, de forma a justificar sua existência com responsabilidade social, baseados em dados formais e científicos. Dessa forma, ao gestor atingem um grau mais elevado de análises contábeis e com maior frequência, “pois são eles os responsáveis por decisões que visam o andamento da empresa; é imprescindível que saibam o que aconteceu no passado e o que está acontecendo no momento” (cf. PROENÇA, 2014, p.8). Nesse sentido podemos concluir que uma organização contábil adequada, caracterizada por sua necessidade trará benefícios para o planejamento execução e controle do administrador.
...