Avaliacao a Distancia Gestao e Sustentabilidade
Por: JorgeJunior1994 • 29/4/2017 • Trabalho acadêmico • 900 Palavras (4 Páginas) • 951 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Gestão e Sustentabilidade
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Jardel Mendes Vieira
Nome do estudante: Jorge Luis Teixeira da Silva Junior
Data: 26/07/2017
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. A sustentabilidade tem como seu requisito indispensável, um crescimento econômico que envolva equitativa redistribuição dos resultados do processo produtivo e a erradicação da pobreza, de forma a reduzir as disparidades nos padrões de vida e melhor atendimento da maioria da população. Nesse contexto, que tipo de ações são necessárias, tanto pela iniciativa Pública quanto pela Privada, para que se possa reduzir os riscos causados pelo crescimento econômico e populacional, promovendo assim o desenvolvimento sustentável.
Os caminhos do desenvolvimento seriam seis: satisfação das necessidades básicas; solidariedade com as gerações futuras; participação da população envolvida; preservação dos recursos naturais e do meio ambiente; elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas; programas de educação.
2. O recurso natural é a fonte de onde provém a energia, além da matéria-prima que será transformada em bens pelos processos industriais. Os recursos naturais podem ser divididos em: Renováveis, subdivididos em “recursos sem capacidade de armazenamento e recursos com capacidade de armazenamento”, e, Não renováveis, subdivididos em “recursos de reservas recicláveis e recursos de reservas exauríveis”. Partindo desse conceito, cite 3 (Três) exemplos de Recursos Naturais Renováveis e 3 (Três) exemplos de Recursos Naturais Não Renováveis, identificando sua forma de utilização, seja na geração de riqueza ou bem-estar.
Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura). Existem diferentes formas de aproveitar os recursos naturais, tais como: a prática da agricultura, caça, pesca, extrativismo mineral e vegetal, entre outras atividades socioeconômicas.
Já os recursos naturais não renováveis são aqueles que não possuem capacidade de renovar-se ou que a renovação é muito lenta, levando milhares de anos para ser concluída. É o caso do petróleo, que leva um longo período geológico para formar-se, mas é retirado rapidamente graças ao desenvolvimento de técnicas específicas. Os minérios em geral (ouro, cobre, ferro e outros) são exemplos de recursos não renováveis que podem esgotar-se no futuro.
3. A preocupação com a preservação do meio ambiente está presente em muitos relatos conhecidos na história da humanidade, mas o Problema Ambiental como área de estudo é bastante recente. Em parte, porque os problemas ambientais são muito abrangentes e geralmente são reflexos das ações realizadas pelo homem sobre o meio ambiente, as quais geram impactos negativos. Assim, enumere 4 (Quatro) agravantes, no que se refere aos problemas ambientais, seja de ordem rural ou urbana.
Alguns agravantes dos Problemas Ambientais: A poluição da atmosfera, aumento da acidez da água das chuvas, causados principalmente pela queima de combustíveis fosseis. Poluição da hidrosfera, com o despejo de resíduos próximo aos afluentes de rios. Referente ao meio biótipo, com a extinção de animais e a exploração das matas, e com relação a própria sociedade, com o aumento de doenças agudas e cronicas graças ao contato com produtos químicos e radioativos.
...